Repositório Digital

A- A A+

Memórias da fundação do Guaíba Rugby Clube : 2006-2008

.

Memórias da fundação do Guaíba Rugby Clube : 2006-2008

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Memórias da fundação do Guaíba Rugby Clube : 2006-2008
Autor Carneiro, Márcio Henrique
Orientador Mazo, Janice Zarpellon
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Rugby
Resumo A prática esportiva do rugby foi iniciada no Brasil a partir de meados da década de 1920, na cidade de São Paulo. No Rio Grande do Sul, o rugby chegou somente muitas décadas depois, sendo praticado em clubes. O primeiro clube destinado a esta modalidade foi organizado em Porto Alegre, posteriormente, a prática do rugby difundiu-se para outras cidades Sul Rio- Grandenses. O objetivo desta pesquisa é descrever o período de fundação do Guaíba Rugby Clube, da cidade de Guaíba/RS, no período compreendido entre os anos de 2006 e 2008. Para tanto, esta pesquisa, que se aloca nas dimensões da História Cultural, mobilizou de um lado, a coleta e a análise de documentos impressos e, de outro, serviu-se das informações obtidas por meio de depoimentos orais. Importa destacar que, já nos primeiros anos de fundação, o Guaíba Rugby Clube participou de forma destacada em competições esportivas, tornando-se um dos principais clubes de rugby do Estado, inclusive formando atletas de destaque nacional.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18901
Arquivos Descrição Formato
000732418.pdf (1.049Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.