Repositório Digital

A- A A+

Identidade gaúcha, jogo da tava e lazer no CGT Seiva Nativa

.

Identidade gaúcha, jogo da tava e lazer no CGT Seiva Nativa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Identidade gaúcha, jogo da tava e lazer no CGT Seiva Nativa
Autor Goulart, Rose Bergmann
Orientador Stigger, Marco Paulo
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Lazer : Cultura
Resumo Nos dias de hoje a procura por práticas de lazer vem crescendo de forma acentuada, e observa-se que o lazer tem sido tema de diversos estudos na área da Educação Física. Neste trabalho procuro estabelecer relações entre identidade cultural e atividades de lazer para os integrantes do Centro Tradicionalista Seiva Nativa. Faço isso tentando compreender como eles vivenciam essa identidade, articulada aos significados que atribuem às atividades de lazer das quais participam nesse local. Esse grupo de pessoas costuma se reunir nos finais de semana para realizar atividades que estão diretamente ligadas à cultura tradicionalista riograndense, como rodas de chimarrão, churrascos, jantares campeiros e práticas corporais como bailes com danças de fandango, invernadas artísticas, jogos de truco, de bocha campeira e jogo da tava. Esse grupo é composto por pessoas de todas as idades e de vidas bastante distintas, e para observar uma melhor compreensão das relações lá existentes, senti necessidade de, além das observações, participar de algumas das atividades juntamente com os membros do Seiva, estabelecendo um contato direto com o grupo estudado, e optando assim pela etnografia como metodologia para a pesquisa. Partindo disso, se fez necessário discussões relevantes a cerca de lazer, cultura e identidade, para dessa forma fazer tais relações neste universo. Foi possível identificar que além de um importante local de lazer, o Seiva Nativa se caracteriza em um espaço onde seus integrantes podem vivenciar sua cultura, um local onde suas identidades e seus valores ganham destaque.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18909
Arquivos Descrição Formato
000732749.pdf (1.039Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.