Repositório Digital

A- A A+

Crítica literária na imprensa gaúcha : do romantismo à indústria cultural

.

Crítica literária na imprensa gaúcha : do romantismo à indústria cultural

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Crítica literária na imprensa gaúcha : do romantismo à indústria cultural
Autor Soares, Flávio Aguilar
Orientador Azevedo, Paulo Seben de
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Jornalismo literário
Resumo Este trabalho apresenta um estudo da trajetória da crítica literária publicada na mídia impressa gaúcha, contemplando o período que se inicia na segunda metade do século XIX e chega até os dias de hoje. Este estudo tem a intenção de encontrar relações entre o desenvolvimento da literatura rio-grandense em sua história e o da crítica literária feita em jornais de grande circulação e revistas especializadas. A análise dessa relação, ao que vemos surgir, junto com a modernização do mercado editorial local, um sistema literário gaúcho, é importante para o entendimento da cena literária atual e o papel que a crítica especializada ainda é capaz de exercer em aspectos culturais e econômicos. Do mesmo modo que é estudada a influência da crítica no sistema literário gaúcho, também é analisada a forma que esse sistema influencia a atividade crítica – considerando que o papel de um elemento dentro de um sistema está sempre vinculado à atuação de todas as partes do mesmo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/19009
Arquivos Descrição Formato
000665838.pdf (307.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.