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Mineração de dados educacionais para geração de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à prática docente

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Mineração de dados educacionais para geração de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à prática docente

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Título Mineração de dados educacionais para geração de alertas em ambientes virtuais de aprendizagem como apoio à prática docente
Autor Kampff, Adriana Justin Cerveira
Orientador Lima, Jose Valdeni de
Co-orientador Reategui, Eliseo Berni
Data 2009
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Ambiente virtual
Ensino à distância
Mineração de dados
Resumo A Educação a Distância (EAD) no país apresenta-se em franca expansão. Cresce, a cada dia, o número de alunos que estudam por meio dessa modalidade. Gerenciar seus processos de aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), com qualidade de interação e de acompanhamento, exige cada vez mais do professor. Esta tese descreve uma pesquisa que identifica, por meio de Mineração de Dados (MD) gerados pela interação em AVA, comportamentos e características de alunos com risco de evasão ou reprovação e, então, alerta o professor. Tais alertas são gerados a partir de agrupamentos de alunos com características similares, para que o professor possa estabelecer comunicação personalizada e contextualizada com esses sujeitos. O trabalho propõe uma arquitetura para sistemas de alertas em AVA, com alertas pré-definidos e outros gerados a partir da mineração de dados. Para validação da arquitetura, foram utilizados dados de 1564 alunos, de edições anteriores de uma mesma disciplina a distância, para mineração e extração de regras de classificação. As regras foram aplicadas para gerar os alertas durante o acompanhamento de 230 alunos em turmas em andamento. De cada aluno, cerca de 230 atributos foram analisados. Ao final, foi possível comprovar que as intervenções realizadas pelo professor, a partir dos alertas, direcionadas a grupos que compartilhavam necessidades específicas, contribuíram para a melhoria dos índices de aprovação e para redução dos índices de evasão dos alunos na disciplina acompanhada.
Abstract Distance Education is increasing very fast in Brazil. It grows every day the number of students engaged in this educacional mode. The professor must manage the teaching and the learning processes in Learning Management System (LMS), with quality of monitoring and interaction. This thesis describes a study that identifies, by Data Mining (DM) of educacional data generated by the interaction at LMS, profiles of students in risk of dropout or fail, and then alerts the professor. These alerts are based on groups of students with similar characteristics, so the professor can communicate with them in a personalized and contextualized way. The research proposes an architecture for warning systems in LMS, with pre-defined alerts and other generated from data mining. To validate the architecture, it was used data from 1564 students from previous editions of the same distance course, for data mining and extraction of classification rules. The rules were applied to generate alerts during the monitoring of 230 students in classes in progress. From each student, about 230 attributes were analyzed. In the end, it was possible to demonstrate that the interventions by the professor, based on the alerts, to groups that shared needs, contribute to higher rates of sucess and to reduce the dropout rates of students in the course.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/19032
Arquivos Descrição Formato
000734349.pdf (3.904Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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