Repositório Digital

A- A A+

Internacionalização e cooperacão : dois imperativos para a empresa do terceiro milênio

.

Internacionalização e cooperacão : dois imperativos para a empresa do terceiro milênio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Internacionalização e cooperacão : dois imperativos para a empresa do terceiro milênio
Autor Fensterseifer, Jaime Evaldo
Resumo Cada vez mais as pressões competitivas sobre as empresas brasileiras vêm não de outras empresas da mesma região, mas de competidores estrangeiros, jogando de acordo com outras regras e, muitas vezes, perseguindo objetivos diferentes. Neste ambiente competitivo, em que a produção industrial vem crescentemente tornando-se uma atividade internacional, as empresas necessitam desenvolver novas competências estratégicas. A maioria das empresas industriais hoje faz parte de redes cada vez mais complexas de produção e de cadeias de suprimentos que extrapolam as fronteiras de seus mercados domésticos; são poucas as que ainda operam de maneira independente. Segundo Steele (1996), mesmo as empresas que ainda não estão organizadas internacionalmente sentem cada vez mais a necessidade de operar dentro de redes globais. Penetração em mercados fechados, desenvolvimento de alianças estratégicas e a busca de fatores de produção de mais baixo custo são algumas das principais motivações. Qualquer que seja o caso, esse novo ambiente competitivo, ao mesmo tempo que traz riscos para as empresas que não se adaptarem, abre um significativo leque de oportunidades para aquelas que souberem formular estratégias coerentes para reconfigurar as atividades da sua cadeia de valor no âmbito internacional e desenvolver as capacitações e as alianças necessárias para implementá- las.
Contido em REAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre. Edição 15, vol. 6, n. 3 (maio/jun 2000), documento eletrônico
Assunto Aliança estratégica
Competitividade internacional
Cooperação
Cooperativismo
Estratégia
Pequenas e medias empresas
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/19342
Arquivos Descrição Formato
000293924.pdf (27.25Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.