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Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências

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Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências

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Título Os novos parâmetros curriculares das escolas brasileiras e educação sexual : uma proposta de intervenção em ciências
Outro título New curriculum parameters of brazilian schools and sexual education: na intervention proposal in sciences
Autor Tonatto, Suzinara
Milnitsky-Sapiro, Clary
Resumo Este estudo tem por objetivo investigar inovações nas práticas de ensino-aprendizagem, que atentem para a questão da Orientação Sexual. Para isso, procuramos oferecer à instituição escolar formas significativamente contextualizadas e interdisciplinares de se trabalhar as questões acerca da sexualidade. Este estudo apresenta duas etapas investigativas: uma qualitativa e uma experimental. Participaram da pesquisa 25 alunos de 7a série (ambos os sexos), de uma escola privada de Porto Alegre, RS, Brasil. Os resultados sugerem que através de uma abordagem adequada, a escola torna-se um ambiente imprescindível para a construção de valores pertinentes a uma educação sexual que possibilite aos jovens escolhas conscientes no que se refere à atividade sexual e à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
Abstract The purpose of this study was to describe and to justify the importance of innovative practices in the teaching and learning process related to sexual education. In order to accomplish this goal, we offered interdisciplinary ways to deal with the questions about sexuality in our schools. This investigation presents a quali-quanti design which is and ethnographic description and an experiment consecutively. the subjects’ participants were twenty-five students enrolled on the “7th grade” (junior high) of a private school of Porto Alegre, Brasil. The results depicted students’ reflection and discussion in depth about the issues, allowing us to suggest that the school is a very important setting for achieving contextualized sex education through crosswise and interdisciplinary approaches.
Contido em Psicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 14, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 163-175
Assunto Adolescente
Educação sexual
Ensino fundamental
[en] Adolescence
[en] Interdisciplinary
[en] Sexuality
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/19618
Arquivos Descrição Formato
000354172.pdf (57.43Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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