Utilização de VANTS para medição de vazão em cursos d'água
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Data
2018Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo propõe-se a criar e avaliar uma metodologia de medição de vazão em cursos d’água com a utilização de VANTS por meio da interpretação de imagens, com a utilização de traçadores visíveis e a posterior mensuração da velocidade de escoamento superficial, visando a obtenção de dados de vazão. A ideia do trabalho está centrada na avaliação de técnicas alternativas para estimativa da vazão em locais de difícil acesso ou de indisponibilidade de equipamentos de fluviometria e na proposição d ...
Este estudo propõe-se a criar e avaliar uma metodologia de medição de vazão em cursos d’água com a utilização de VANTS por meio da interpretação de imagens, com a utilização de traçadores visíveis e a posterior mensuração da velocidade de escoamento superficial, visando a obtenção de dados de vazão. A ideia do trabalho está centrada na avaliação de técnicas alternativas para estimativa da vazão em locais de difícil acesso ou de indisponibilidade de equipamentos de fluviometria e na proposição da utilização de equipamentos menos custosos para o processo. Foi realizado um levantamento de campo junto ao rio Mascarada próximo ao município de Rolante onde foram experimentados 4 diferentes tipos de traçadores que tiveram seus trajetos aerolevantados por um drone posicionado com a câmera perpendicular ao escoamento. Para avaliação dos dados foram propostas 3 técnicas de análises expeditas das imagens, as distâncias percorridas foram calculadas com a utilização de objetos de escala posicionados no campo de visão do levantamento e a área da seção transversal foi levantada com o auxílio de um ADCP, que também forneceu dados de vazão para posterior comparação dos resultados. Os resultados evidenciaram a importância da presença de traçadores ao longo da extensão do rio, de modo a fornecer informações do perfil de velocidade transversal para o cálculo da velocidade média. Além disso, foram propostos a utilização de coeficientes para o ajuste das velocidades médias superficiais em velocidades médias da seção. Em termos gerais, oerro médio entre todas as metodologias avaliadas ficou em torno de 10%, quando comparadocom os resultados do ADCP. Conclui-se que apesar de todas as limitações apresentadas os resultados da metodologia apresentaram valores satisfatórios e indicam um campo a ser mais explorado. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Curso de Engenharia Hídrica.
Coleções
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TCC Engenharias (5679)
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