Repositório Digital

A- A A+

Experiências narradas no ciberespaço : um olhar para as formas de se pensar e ser professora que ensina matemática

.

Experiências narradas no ciberespaço : um olhar para as formas de se pensar e ser professora que ensina matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Experiências narradas no ciberespaço : um olhar para as formas de se pensar e ser professora que ensina matemática
Autor Santos, Suelen Assunção
Orientador López Bello, Samuel Edmundo
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Constituição
Ensino à distância
Matemática
Portfólio
Sujeito
[en] Constitution
[en] Distance education
[en] Mathematical
[en] Portfolio
[en] Subject
Resumo Esta dissertação tem por objetivo investigar como o Portfólio de Aprendizagens, em relação ao jogo de verdade proposto pelo PEAD, produz maneiras de se pensar e ser professora que ensina matemática na Educação Infantil e Séries Iniciais. Esta pesquisa se dá no contexto do curso de graduação em Pedagogia – Licenciatura, modalidade Educação a Distância (PEAD), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), em relação à disciplina denominada “Representações do Mundo pela Matemática”. O material empírico de análise aloca-se no mecanismo de autoavaliação intitulado Portfólio de Aprendizagens. Esse mecanismo, que denomino de dispositivo pedagógico, será foco de meu olhar, na medida em que opera tecnologias do eu, tais como o discurso da autorreflexão, o discurso críticoconstrutivista e o discurso interdisciplinar, todos funcionando como potentes mecanismos de subjetivação por fabricar modos de pensar e ser professora (que ensina matemática). A perspectiva pós-estruturalista guiará o olhar de minha análise. O domínio teórico delineiase com referenciais de Larrosa Bondía, Knijnik, Bauman, López Bello, Fischer, Foucault, Silva, Veiga-Neto e Wittgenstein, entre outros. Conclui-se, a partir das recorrências discursivas observadas nas narrações das alunasprofessoras, que alguns “eus” professoras são moldados a partir do dispositivo pedagógico do Portfólio de Aprendizagens, quais sejam: “eu reflexivo”, “eu crítico-construtivista” e “eu interdisciplinar”.
Abstract This work aims at investigating how Learning Portfolio, in relation to the truth game proposed by PEAD, produces ways of thinking and being a teacher who teaches Mathematics in Children Education and Elementary School. This research has been carried out in the context of the undergraduate Pedagogy course – in the Distance Education modality (PEAD), at Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/UFRGS), considering the subject called “World Representations through Mathematics”. The empirical material for analysis lies in the self-evaluation mechanism called Learning Portfolio. This mechanism, which I have named interdisciplinary pedagogical device, has been my focus, as it works technologies of self, such as self-reflection discourse, critical-constructivist discourse, and interdisciplinary discourse, all of them working as powerful subjectivation mechanisms, since they produce ways of thinking and being a teacher that teaches Mathematics. The aim is to analyze the constitution of the teacher subject. The post-structuralist perspective has guided my analysis. The theoretical domain has been delineated from studies by Larrosa Bondía, Knijnik, Bauman, LópezBello, Fischer, Foucault, Silva, Veiga-Neto, and Wittgenstein, among other authors. From the discursive recurrences observed in student-teachers’ narrations, I have concluded that some teacher “selves” have been shaped from the Learning Portfolio pedagogical device, that is, “reflexive self”, “critical-constructivist self”, and “interdisciplinary self”.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/21385
Arquivos Descrição Formato
000737076.pdf (4.633Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.