Repositório Digital

A- A A+

Subversão do silêncio : o resgate de histórias de mulheres na ficção de Eduardo Galeano

.

Subversão do silêncio : o resgate de histórias de mulheres na ficção de Eduardo Galeano

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Subversão do silêncio : o resgate de histórias de mulheres na ficção de Eduardo Galeano
Autor Santos, Cézar Augusto dos
Orientador Schmidt, Rita Terezinha
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Espanhol: Licenciatura.
Assunto Feminismo
Galeano, Eduardo 1940-.
[es] Estructura patriarcal
[es] Representaciones de mujeres
Resumo A partir de um conjunto de textos da obra de Eduardo Galeano, o trabalho busca resgatar a história e as representações de mulheres que, mediante as rígidas estruturas patriarcais, foram esquecidas pela história oficial. Em seus contos, o escritor uruguaio evoca grandes mulheres que, por muito tempo, não despertaram o interesse dos historiadores, uma vez que, como diz o próprio Galeano, “até que os leões tenham seus próprios historiadores, as historias de caça seguirão glorificando ao caçador”. Em busca da história dos “leões”, o presente trabalho se propõe a analisar um conjunto de textos de Eduardo Galeano percebendo como, a partir do locus de enunciação do narrador, o autor constrói sua voz dissidente e faz severas críticas à estrutura patriarcal. Como suporte metodológico, utilizaremos um conjunto de textos teóricos da crítica feminista, os quais possibilitem um melhor embasamento teórico no que tange os mecanismos de construção das estruturas patriarcais e ampliem o aparato histórico capaz de (re)significar o feminino no ocidente.
Resumen A partir de un conjunto de textos de la obra de Eduardo Galeano, el trabajo busca rescatar la historia y las representaciones de mujeres que, mediante las rígidas estructuras patriarcales, fueron olvidadas por la historia oficial. En sus cuentos, el escritor uruguayo evoca grandes mujeres que por mucho tiempo no despertaron el interés de los historiadores, ya que, como dice el mismo Galeano, “hasta que los leones tengan sus propios historiadores, las historias de cacería seguirán glorificando al cazador”. En busca de la historia de los “leones”, el presente trabajo se propone a analizar un conjunto de textos de Eduardo Galeano percibiendo como, a partir del locus de enuncición del narrador, el autor construye su voz disidente y hace severas críticas a la estructura patriarcal. Como soporte metodológico, utilizaremos un conjunto de textos teóricos de la crítica feminista, los cuales posibiliten un mejor basamento teórico en lo que circunda los mecanismos de construcción de las estructuras patriarcales y amplien el aparato histórico capaz de (re)significar el femenino en el occidente.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/21506
Arquivos Descrição Formato
000737536.pdf (108.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.