Otimização estrutural de mecanismo aplicado a perfil aerodinâmico
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Data
2021Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Structural optimization of a mechanism in an airfoil
Assunto
Resumo
O projeto auxiliado por computador, permitiu o desenvolvimento de abordagens não convencionais nas últimas décadas, uma área que tem se beneficiado amplamente com essas novas ferramentas, é a indústria aeronáutica. O presente trabalho objetiva o desenvolvimento de um mecanismo flexível capaz de otimizar a eficiência de uma asa, considerando diferentes ângulos de ataque. Através da utilização de algoritmo genético de otimização, simulando o mecanismo via método de elementos finitos e avaliando a ...
O projeto auxiliado por computador, permitiu o desenvolvimento de abordagens não convencionais nas últimas décadas, uma área que tem se beneficiado amplamente com essas novas ferramentas, é a indústria aeronáutica. O presente trabalho objetiva o desenvolvimento de um mecanismo flexível capaz de otimizar a eficiência de uma asa, considerando diferentes ângulos de ataque. Através da utilização de algoritmo genético de otimização, simulando o mecanismo via método de elementos finitos e avaliando as características aerodinâmicas do aerofólio pela abordagem de escoamento potencial, foi possível a obtenção de um mecanismo capaz de aumentar em 15% a máxima eficiência aerodinâmica do perfil NACA 23012. Foi, ainda, obtido um aumento na eficiência média de 24% no intervalo entre 0 e 20º de ângulo de ataque, em relação ao perfil original. ...
Abstract
The computer-aided project has allowed the development of unconventional approaches in recent decades, an area that has benefited widely from these new tools, is the aeronautical industry. The present work aims to develop a compliant mechanism capable of optimizing the efficiency of a wing, considering different angles of attack. Making use of a genetic optimization algorithm, simulating the mechanism via finite element method and evaluating the aerodynamic characteristics of the airfoil by the ...
The computer-aided project has allowed the development of unconventional approaches in recent decades, an area that has benefited widely from these new tools, is the aeronautical industry. The present work aims to develop a compliant mechanism capable of optimizing the efficiency of a wing, considering different angles of attack. Making use of a genetic optimization algorithm, simulating the mechanism via finite element method and evaluating the aerodynamic characteristics of the airfoil by the potential flow approach, it was possible to obtain a mechanism capable of increasing the maximum aerodynamic efficiency of the NACA 23012 profile by 15%. Additionally, the mechanism proposed reaches an average efficiency 25% higher than that of the original wing in the interval between 0 and 20º of angle of attack. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
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TCC Engenharias (5679)
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