Projeto editorial sobre logotipos de Black Metal na América do Sul
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
O Black Metal foi um dos fenômenos sociais e culturais mais importantes na história recente da Noruega — país tido algumas vezes como o "melhor país do mundo para se viver", baseado em dados de desenvolvimento humano da ONU, em 2015. O gênero musical tem tanta influência no país nórdico, que, desde 2011 o governo norueguês incentiva que seus diplomatas estudem a história do Black Metal local, por meio de um programa de treinamento cultural que trata da cultura norueguesa e a indústria cultural. ...
O Black Metal foi um dos fenômenos sociais e culturais mais importantes na história recente da Noruega — país tido algumas vezes como o "melhor país do mundo para se viver", baseado em dados de desenvolvimento humano da ONU, em 2015. O gênero musical tem tanta influência no país nórdico, que, desde 2011 o governo norueguês incentiva que seus diplomatas estudem a história do Black Metal local, por meio de um programa de treinamento cultural que trata da cultura norueguesa e a indústria cultural. Segundo Kjersti Sommerset, ministro das relações exteriores do país, o setor recebe muitas solicitações ao redor do mundo, geralmente de pessoas que querem informações sobre o Black Metal norueguês como expressão artística e fenômeno cultural. Na América do Sul, o gênero é popular e difundido na maioria dos países, tendo maior destaque no Brasil, como sendo o primeiro país latino a ter uma banda relevante de Black Metal, a Sarcófago, em meados dos anos 80. A banda foi responsável por influenciar, por exemplo, o Mayhem (MOYNIHAN e SODERLIND, 2003), a banda mais importante do True Norwegian Black Metal (KUGELBERG, 2008), que foi a cena mais popular, romantizada e influente na história do gênero. Não devemos reduzir o Black Metal aos vocais guturais e andamento rítmico acelerado, performances sanguinolentas, fotos de suicídios reais em capas de álbuns e igrejas incendiadas por ex-integrantes de bandas radicais no passado. Seria um equívoco e uma grande injustiça com um gênero musical que conta com dezenas de outros subgêneros, com variações musicais, visuais e conceituais importantes dentro deles, além de que, o Black Metal contribuiu e contribui muito para o crescimento de outros meios artísticos, como por exemplo, trilhas sonoras instrumentais na indústria bilionária do cinema. O que realmente interessa e é uma competência que pode agregar ao âmbito do design são os logotipos das bandas, esses que são tão próprios do gênero e repletos de símbolos e significados. Portanto, a proposta do trabalho consiste na pesquisa de logotipos de bandas de Black Metal da América do Sul, pelo caráter inédito e afinidade local, e no desenvolvimento editorial de um livro que reúna o conteúdo como forma de registro, exposição e contemplação, para que sirva de referência visual e tenha uso para designers, tipógrafos, ilustradores, fãs do gênero, colecionadores de catálogos de logotipos e produtores. Após o aprofundamento do tema trabalhado, é iniciada a coleta e análise de dados. A análise de similares é realizada e a metodologia é adaptada de acordo com as necessidades do projeto. A geração de alternativas é detalhada, mostrando alterações do projeto e sua conclusão, baseada na proposta e pesquisa. ...
Abstract
Black Metal was one of Norway's most important social-cultural phenomena in recent times – a country which is considered as "the best country in the world to live in", based on UN's human development index (HDI) from 2015. The musical genre has so much influence in the Nordic country that, since 2011, the Norwegian government stimulates their diplomats to study the local Black Metal scene's history, through a cultural training program that deals with the Norwegian culture and its industry. Acco ...
Black Metal was one of Norway's most important social-cultural phenomena in recent times – a country which is considered as "the best country in the world to live in", based on UN's human development index (HDI) from 2015. The musical genre has so much influence in the Nordic country that, since 2011, the Norwegian government stimulates their diplomats to study the local Black Metal scene's history, through a cultural training program that deals with the Norwegian culture and its industry. According to Kjersti Sommerset, Norway's minister of foreign affairs, the department receives a lot of requests from people all around the world, commonly pursuing information about Norwegian Black Metal as an artistic expression and cultural phenomenon. The genre is popular and widespread across most countries of South-America, the bigger notoriety coming from Brazil, it being the first South-American country to have a relevant Black Metal band, Sarcófago, in the mid-80's, responsible for influencing Mayhem (MOYNIHAN and SODERLIND, 2003) for instance, known as the most important band of the True Norwegian Black Metal (KUGELBERG, 2008), which was the most popular, romanticized and influential movement on the genre's history. We must not reduce Black Metal to the guttural vocals and fast-paced rhythm, gnarly performances, real suicide pictures on album covers and churches burnt by ex-members of radical bands from the past. It would be a mistake and an enormous injustice with a musical genre that has dozens of subgenres, containing multiple variations among each of them, musically, visually and conceptually. Besides that, Black Metal has contributed and still is doing so to the growth of other artistic sceneries, such as instrumental soundtracks on the billionaire movie industry. What really matters, and is a skill that might contribute on the design sphere, are the bands' logotypes, those that are so characteristic of the genre and full of symbols and meanings. Therefore, the project's proposal consists in researching the logos of South-Americans Black Metal bands, for its unseen aspect and local affinity, followed by the editorial development of a book that will assemble the content as a form of register, exposition and contemplation, so to serve as visual reference for designers, typographers, illustrators, fans of the genre, logotypes catalogs collectors and producers. After going in depth about the theme worked on, the gathering and analysis of data starts. The analysis of similar is applied and the methodology is utilized and adapted according to the project's necessities. The creation of alternatives is detailed, showing alterations of the project and its conclusion, based on the proposal and research. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Especialização em Design Gráfico.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3515)
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