Repositório Digital

A- A A+

Design & comunicação : uma análise da revista Madrugada (1926)

.

Design & comunicação : uma análise da revista Madrugada (1926)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Design & comunicação : uma análise da revista Madrugada (1926)
Autor Breitsameter, Amanda Jansson
Orientador Gruszynski, Ana Claudia
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Design gráfico
Madrugada (Revista)
Resumo O presente trabalho analisa de que maneira o projeto gráfico da revista Madrugada – publicada em Porto Alegre, em 1926 – é representativo do período em que ela surgiu, na medida em que interage com os principais movimentos artísticos e os costumes da época. Para isso, parte de uma revisão bibliográfica que abarca a contextualização histórica do Modernismo, não apenas no âmbito do design gráfico e das artes modernas, mas as maneiras como ele impactou a vida social e urbana por todo o mundo e, especificamente, no Rio Grande do Sul. Também se sistematizam os elementos com compõem os projetos editorial e gráfico, destacando suas características principais, suas influências no projeto gráfico final e as principais técnicas utilizadas para que eles se articulem no impresso. Com base nos elementos e eixos estabelecidos teoricamente desenvolve-se a análise das cinco edições publicadas. Observa-se que Madrugada dá voz a uma classe social que vinha tomando espaço na vida porto-alegrense e seu projeto gráfico reflete, exprime e corrobora a vida social e cultural da sociedade da época.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22310
Arquivos Descrição Formato
000739571.pdf (5.418Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.