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Comunicação interna em tempos de crise: um estudo de caso da Gerdau e o consumo consciente

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Comunicação interna em tempos de crise: um estudo de caso da Gerdau e o consumo consciente

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Título Comunicação interna em tempos de crise: um estudo de caso da Gerdau e o consumo consciente
Autor Burghardt, Milene Cristina Jordão
Orientador Muller, Karla Maria
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Comunicação interna
[en] Communication and crisis management
[en] Conscious consuming
[en] Gerdau
[en] Internal communication
Resumo Esta monografia visa analisar uma campanha de comunicação interna desenvolvida pela Gerdau no ano de 2009. O tema central é o consumo consciente, que trabalha a sustentabilidade como comportamento intrínseco ao hábito de qualquer colaborador da empresa, mas como cenário prático tem a crise econômica mundial, deflagrada no final de 2008, e que sujeitou organizações de todo o mundo a desenvolverem ações de redução de custo para a sua continuidade competitiva no mercado. Através da metodologia de estudo de caso, a Campanha Consumo Consciente é observada a partir de técnicas de análise de conteúdo e de análise da imagem. Os resultados dessa apreciação nos apontam o sucesso do trabalho de comunicação na Gerdau que, a partir de um tema tão frágil como a crise, conseguiu alcançar seus objetivos de redução de custos através de uma estratégia tangente baseada em um dos pilares da empresa, a sustentabilidade.
Abstract This monograph aims to analyze an internal communication campaign developed by Gerdau in 2009. The main subject is the conscious consuming, working on sustainability as an intrinsic value to the usual behavior of any employee of the company, but having as a practical scenario the global economic crisis, triggered at the end of 2008, that obligated organizations around the world to develop actions to reduce costs to maintain its continuous competitiveness in the marketplace. Through the case study methodology, the Conscious Consuming Campaign is observed from the techniques of content analysis and image analysis. The results of this assessment point out to the success of the communication work at Gerdau, that as from an issue as fragile as the crisis has achieved its goals of reducing costs through a strategy based in one of the pillars of the organization, the sustainability.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22317
Arquivos Descrição Formato
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