Uma análise sobre reprovação no curso de Ciência da Computação na UFRGS sob a ótica dos alunos
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
An analysis of failure in the computer science course at UFRGS from the point of view of students
Assunto
Resumo
A reprovação é considerada um dos principais motivos para a maioria dos alunos não concluírem um curso de graduação no tempo previsto, ou até mesmo por optarem pela troca de curso. O objetivo deste trabalho é traçar um perfil demográfico e produtivo dos estudantes do curso de Ciências da Computação na UFRGS, visando as disciplinas obrigatórias. Para tanto, aplicou-se um questionário a alunos e egressos, analisando suas taxas de reprovação e as médias obtidas por esses alunos durante sua trajetó ...
A reprovação é considerada um dos principais motivos para a maioria dos alunos não concluírem um curso de graduação no tempo previsto, ou até mesmo por optarem pela troca de curso. O objetivo deste trabalho é traçar um perfil demográfico e produtivo dos estudantes do curso de Ciências da Computação na UFRGS, visando as disciplinas obrigatórias. Para tanto, aplicou-se um questionário a alunos e egressos, analisando suas taxas de reprovação e as médias obtidas por esses alunos durante sua trajetória no curso, procurando identificar seu perfil e realidade, além de apresentar os motivos por eles identificados para uma eventual reprovação. Através dos dados desta análise, via scripting em Python e ferramentas estatísticas, obteve-se os dados de que 64% dos alunos reprovam ao longo do curso, 70% dos discentes estão atrasados na graduação e a taxa de aproveitamento por matrícula é de 84%. A principal de causa de reprovação dos alunos, na opinião dos alunos, é a falta de didática dos professores, a dificuldade do conteúdo das disciplinas, e a saúde mental dos estudantes. Ainda assim, fatores internos como a relação professor-aluno e a dificuldade de aprendizado foram mais relevantes do que fatores externos como a saúde mental. Desta forma, elaborou-se sugestões a fim de melhorar o curso, tais como: atualizar a formação pedagógica dos professores, reestruturação do curso, cursos complementares, opção noturna e apoio pedagógico. ...
Abstract
Failure is considered one of the main reasons why most students can’t complete their university degree on time, or even opting for a course change. The objective of this work is to draw a demographic and productive profile of the students in Computer Science bacharelor’s at UFRGS, aiming at the mandatory classes. For this purpose, a questionnaire was applied to students and graduates, analyzing their failure rates and the averages obtained by these students during their trajectory in the course ...
Failure is considered one of the main reasons why most students can’t complete their university degree on time, or even opting for a course change. The objective of this work is to draw a demographic and productive profile of the students in Computer Science bacharelor’s at UFRGS, aiming at the mandatory classes. For this purpose, a questionnaire was applied to students and graduates, analyzing their failure rates and the averages obtained by these students during their trajectory in the course, seeking to identify their profile and reality, in addition to presenting the reasons they identified for an eventual failure. Through the data from this analysis, via scripting in Python and statistical tools, it was obtained data that 64% of students fail throughout the course, 70% of students are late in graduation and the rate of success per enrollment is 84%. The main reason of students’ failure, in the students’ vision, is the lack of didactics by their teachers, the difficulty of the content of the disciplines, and the students’ mental health. Still, internal factors such as the teacher-student relationship and learning difficulties were more relevant than external factors such as mental health. In this way, suggestions were elaborated in order to improve the course, such as: updating the pedagogical training of teachers, restructuring the course, complementary courses, evening classes and pedagogical support. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License