Linguagem de programação por meio de smartphones possibilitando aprendizagens matemáticas
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Tipo
Outro título
Programming language through smartphones enabling mathematical learning
Assunto
Resumo
Este trabalho observou as aprendizagens matemáticas, desenvolvidas com a apropriação da linguagem de programação no aplicativo Grasshopper. O aplicativo foi utilizado no smartphone, por alunos do ensino básico, durante oficinas realizadas de forma remota por meio de videoconferência, para estudar sequências numéricas. Tal estudo teve caráter qualitativo, determinado como pesquisa-ação, e foi realizado com cinco estudantes. A seleção destes participantes ocorreu por meio da participação efetiva ...
Este trabalho observou as aprendizagens matemáticas, desenvolvidas com a apropriação da linguagem de programação no aplicativo Grasshopper. O aplicativo foi utilizado no smartphone, por alunos do ensino básico, durante oficinas realizadas de forma remota por meio de videoconferência, para estudar sequências numéricas. Tal estudo teve caráter qualitativo, determinado como pesquisa-ação, e foi realizado com cinco estudantes. A seleção destes participantes ocorreu por meio da participação efetiva nas oficinas. Para a análise das práticas, foram utilizados os referenciais teóricos de MLearning e as reflexões de Seymour Papert sobre os objetos-de-pensar-com. Observouse que o uso do Grasshopper no smartphone, possibilitou aos participantes das oficinas o desenvolvimento de saberes matemáticos, tais como a construção de leis de formação de sequências, o reconhecimento dos números pares como múltiplos de dois, as propriedades comutativa e distributivas da soma em uma equação de primeiro grau e a recursividade. Além disso, identificou-se um envolvimento dos alunos com as atividades desenvolvidas pela oficina. ...
Abstract
This work observed the mathematical learnings, developed with the appropriation of the programming language in the Grasshopper application. The application was used on the smartphone, by elementary and high school students, during the workshops performed remotely through videoconference, to study numerical sequences. Such a study had a qualitative character, determined as action-research. and was perfomed with five students. The selection of these participants were selected through effective pa ...
This work observed the mathematical learnings, developed with the appropriation of the programming language in the Grasshopper application. The application was used on the smartphone, by elementary and high school students, during the workshops performed remotely through videoconference, to study numerical sequences. Such a study had a qualitative character, determined as action-research. and was perfomed with five students. The selection of these participants were selected through effective participation in the workshops. For the analysis of practices, the theoretical reference of M-Learning and the reflections of Seymour Papert on objects-of-thinking-with were used. It was observed that the use of Grasshopper on the smartphone, enabled workshop participants to develop mathematical knowledges, such as the construction of sequence formation laws, the recognition of pairs numbers as multiples of two, as commutative and distributive properties of the sum in a first degree equation and recursion. In addition, students' involvement with the activities developed by the workshop was identified. ...
Contido em
RENOTE : Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre. Vol. 18, n. 02 (dez. 2020), p. 531 - 540.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39149)Ciências Exatas e da Terra (5955)
Este item está licenciado na Creative Commons License