Repositório Digital

A- A A+

Caracteres para identificacao de genotipos de trigo sensiveis ao acido giberelico

.

Caracteres para identificacao de genotipos de trigo sensiveis ao acido giberelico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Caracteres para identificacao de genotipos de trigo sensiveis ao acido giberelico
Outro título Traits to identify the giberellic acid sensitivity of wheat genotypes
Autor Canci, Paulo Cesar
Carvalho, Fernando Iraja Felix de
Barbosa Neto, Jose Fernandes
Resumo Distintos caracteres foram utilizados para avaliar a sensibilidade de genótipos de trigo de diferentes estaturas ao ácido giberélico em laboratório e em casa de vegetação, visando a identificação de genótipos portadores de genes redutores da estatura de planta. Foram avaliadas a altura de planta, altura da inserção da lâmina da primeira e segunda folha, comprimento da lâmina da primeira e segunda folha e a diferença entre a altura de inserção da lâmina da segunda e primeira folha. As determinações foram realizadas aos 20 e 28 dias após a germinação em laboratório e em casa de vegetação, nos genótipos submetidos às doses de 0 e 100ppm de ácido giberélico. A diferença entre os tratamentos com e sem ácido giberélico, para todos os caracteres, foi utilizada para a análise a fim de garantir a inexistência da interação genótipo x ambiente. Foram obtidas correlações expressivas para altura da inserção da lâmina da segunda folha e diferença da altura de inserção da lâmina da segunda e primeira folha em casa de vegetação e entre estatura de planta e comprimento da segunda folha em laboratório. Os valores obtidos em casa de vegetação foram superiores aos de laboratório para a maioria dos caracteres avaliados, tendo o caráter estatura de planta proporcionado a separação mais efetiva dos genótipos de acordo com a estatura e sensibilidade ao ácido giberélico nos dois ambientes.
Abstract Six traits were measured to analyze the gibberellic acid sensitivity of wheat genotypes in two environments: greenhouse and laboratory. Plant height first and second leaf height insertion, first and second leaf length and difference between second and first leaf height insertion. These traits were evaluated at 20 and 28 days after germination in genotypes treated with 0 and 100 PPM of gibberellic acid. Differences between treatments with and without gibberellic acid indicated no genotype x environment interaction. High correlation was observed between second leaf height insertion and difference between second and first leaf height insertion at the greenhouse, and between plant height and second leaf length in the laboratory. These results indicate the possible use of the traits. Larger values were observed in greenhouse for almost all traits. However plant height demonstrated a better genotype differentiation in both environments.
Contido em Ciencia Rural. Santa Maria. vol. 27, n. 2 (abr./jun. 1997), p. 177-182
Assunto Trigo : Melhoramento genetico vegetal : Genotipo : Estatura de planta : Acido giberelico
[en] Plant height
[en] Selection
[en] Triticum aestivum
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/22559
Arquivos Descrição Formato
000191401.pdf (276.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.