Repositório Digital

A- A A+

Competências informacionais e educação de usuários : um estudo com alunos da educação de jovens e adultos (eja) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAP/UFRGS)

.

Competências informacionais e educação de usuários : um estudo com alunos da educação de jovens e adultos (eja) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAP/UFRGS)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Competências informacionais e educação de usuários : um estudo com alunos da educação de jovens e adultos (eja) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAP/UFRGS)
Autor Gonzalez, Leonise Verzoni
Orientador Morigi, Valdir Jose
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
Cidadania
Competência informacional
Educação de jovens e adultos
[en] Citizenship
[en] Information literacy
[en] Youth and adults education
Resumo Este estudo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada na Biblioteca Graciema Pacheco, com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Verifica as necessidades ou demandas de informação dos usuários a fim de identificar as competências informacionais dos discentes da EJA que utilizam a Biblioteca. Apresenta a importância da biblioteca escolar como espaço de socialização e a necessidade de sua participação de forma ativa e permanente do processo educacional e da construção da cidadania. Destaca a Educação de Jovens e Adultos como meio de preparar os indivíduos para as complexas condições de trabalho oferecidas pela Sociedade da Informação cada vez mais exigente. Analisa a atuação do bibliotecário como mediador neste processo de construção do conhecimento, resgate da auto-estima e autonomia cidadã do indivíduo que não pode completar seus estudos na idade regulamentar. Trata da formalização legal da escolarização, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento pessoal e crítico do ser humano. Caracteriza competência informacional com elemento essencial ao acesso consciente à informação, fundamental para construção da cidadania. A partir dos resultados deste estudo, propõe alteração do programa pedagógico dos alunos da EJA, com a introdução de uma nova disciplina no currículo que possibilite o desenvolvimento de habilidades em relação à localização e interpretação da informação de forma autônoma e independente. Menciona a educação informacional e o desenvolvimento de competências informacionais como forma de combate a todas as formas de analfabetismo que ainda perduram na sociedade e impedem o desenvolvimento econômico - social de nosso país.
Abstract This study reports the results of a survey conducted in the Library Graciema Pacheco, with students of Youth and Adults (EJA) at the Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. It verifies the demands for information from users to identify the information literacy of the EJA learners using the Library. It shows the importance of the school library as a social environment and its role in an active and ongoing educational process and the construction of citizenship. It stresses the Youth and Adults education as a means of preparing individuals for the complex working conditions offered by the information society increasingly demanding. It also analyzes the role of the librarian as mediator in this process of knowledge construction, recovery of self-esteem and autonomy of the individual citizen who failed to complete his studies at the regular age. It deals with the legal formalization of schooling, access to knowledge and personal development. It characterizes the information literacy as an essential element to lead to a conscious access to information, which is fundamental to build the citizenship. As a result, it proposes an amendment to the educational program of EJA, with the introduction of a new subject in the curriculum enabling the development of skills in relation to the location and interpretation of information in an autonomous and independent way. Finally it highlights the informational education and the development of information competencies as a way of combating all forms of illiteracy still existing in society which are preventing the economic and social development of our country.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/22715
Arquivos Descrição Formato
000740404.pdf (605.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.