Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web
dc.contributor.author | Sloczinski, Helena | pt_BR |
dc.contributor.author | Santarosa, Lucila Maria Costi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-06-02T04:18:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-084X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/23252 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta considerações sobre a construção de conhecimento, por professores em serviço, no processo vivenciado em curso a distância, mediado pela Web, em Informática na Educação Especial, tendo como base principal, a teoria Sócio-Histórica de Vygotsky. Aborda, na introdução, o contexto de realização da investigação. Na seqüência, traz reflexões sobre as construções sócio-cognitivas, destacando a autonomia, como processo que ocorre de forma gradativa; o coletivo, evidenciando o compartilhamento da aprendizagem por meio da colaboração e/ou cooperação e a prática pedagógica, como elemento de aprendizagem na e durante a ação. Ainda, um olhar através dos eixos (aspectos de destaque), a interação com o ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o desenvolvimento do curso e as considerações finais acerca do tema. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper presents considerations about knowledge construction, by in service teachers, in their experienced processes in a distance course mediated by the Web, in Computing in Special Education, mainly based in Vygotsky’s Socio-Historical theory. It approaches in the introduction the context of the investigation. In the sequence, it presents reflections about the social-cognitive constructions, showing autonomy as a process that occurs gradually; the collective, reveals the sharing of learning throughout collaboration and/or cooperation and the pedagogical practice as an element of learning in and during the action. In addition, a look through the axels (underlined aspects), the interaction with the virtual learning environment used to develop the course and the final considerations on the matter. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Informática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 63-82 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ambiente de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Autonomy | en |
dc.subject | Sharing | en |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Collective | en |
dc.subject | Ensino a distância | pt_BR |
dc.subject | Distance Education, | en |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Interaction | en |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Autonomia cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Practice. | en |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Compartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Web | pt_BR |
dc.title.alternative | Sharing and learning together with the learner: process experiences mediated by the Web | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000476249 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39123)Ciências Humanas (6674)