Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSloczinski, Helenapt_BR
dc.contributor.authorSantarosa, Lucila Maria Costipt_BR
dc.date.accessioned2010-06-02T04:18:28Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1516-084Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23252pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta considerações sobre a construção de conhecimento, por professores em serviço, no processo vivenciado em curso a distância, mediado pela Web, em Informática na Educação Especial, tendo como base principal, a teoria Sócio-Histórica de Vygotsky. Aborda, na introdução, o contexto de realização da investigação. Na seqüência, traz reflexões sobre as construções sócio-cognitivas, destacando a autonomia, como processo que ocorre de forma gradativa; o coletivo, evidenciando o compartilhamento da aprendizagem por meio da colaboração e/ou cooperação e a prática pedagógica, como elemento de aprendizagem na e durante a ação. Ainda, um olhar através dos eixos (aspectos de destaque), a interação com o ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o desenvolvimento do curso e as considerações finais acerca do tema.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents considerations about knowledge construction, by in service teachers, in their experienced processes in a distance course mediated by the Web, in Computing in Special Education, mainly based in Vygotsky’s Socio-Historical theory. It approaches in the introduction the context of the investigation. In the sequence, it presents reflections about the social-cognitive constructions, showing autonomy as a process that occurs gradually; the collective, reveals the sharing of learning throughout collaboration and/or cooperation and the pedagogical practice as an element of learning in and during the action. In addition, a look through the axels (underlined aspects), the interaction with the virtual learning environment used to develop the course and the final considerations on the matter.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInformática na educação : teoria & prática. Porto Alegre. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2004), p. 63-82pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectSharingen
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectCollectiveen
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectDistance Education,en
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInteractionen
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectAutonomia cooperativapt_BR
dc.subjectPedagogical Practice.en
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleCompartilhando e aprendendo junto com o aluno : experiências de processo mediado pela Webpt_BR
dc.title.alternativeSharing and learning together with the learner: process experiences mediated by the Weben
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000476249pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples