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Variáveis internas que levam à manutenção de alunos em uma rede de ensino de idiomas

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Variáveis internas que levam à manutenção de alunos em uma rede de ensino de idiomas

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Título Variáveis internas que levam à manutenção de alunos em uma rede de ensino de idiomas
Autor Santos, Célia Maria Casinha da Costa
Orientador Santos, Francisco de Araújo
Data 2000
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Marketing : Satisfacao : Cliente : Consumidor : Comportamento
Motivação
Resumo Este estudo procura entender as variáveis que possam determinar a fidelidade dos alunos a uma rede de ensino de idiomas (a empresa Y), líder no mercado há 50 anos. Partindo da hipótese de que a motivação do professor possa exercer um efeito positivo com relação à fidelidade dos alunos, são abordadas as questões referentes à motivação profunda do profissional, através do conceito de flow, teoricamente descrito e analisado por Mihalyi Csikszentmihalyi (1991, 1992, 1994, 1996, 1997). Numa perspectiva sócio-histórica, são trazidas informações do universo pessoal e profissional do professor, referentes a seu perfil psicológico, sua formação e seu desenvolvimento. Questões relativas a metodologias de ensino de língua estrangeira e a teorias de aprendizagem são também analisadas, com o objetivo de melhor situar e surtir melhor compreensão dos resultados da pesquisa. Coletaram-se os dados por meio de um questionário aplicado em 99 professores de 26 escolas da empresa Y (localizadas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e sua análise foi feita a partir de testes de correlação das variáveis pertinentes ao modelo teórico. O problema principal estudado na pesquisa é a existência, a freqüência e a profundidade de atividades autotélicas, geradoras de flow no contexto dos professores da empresa Y, testando a seguinte hipótese: quanto maior o flow, maior a fidelidade dos alunos. Na ótica de Csikszentmihalyi, a atividade autotélica é uma atividade que, por si só, gera prazer, satisfação, recompensa, e que atende às necessidades profundas do indivíduo, levando-o à experiência máxima (ou ao flow).
Abstract This study aims at understanding the variables, which may determine the students’fidelity to a language teaching network (the Y organization), which has been a leader in the market for over 50 years. Assuming that the teacher’s motivation may have a positive effect on the students’fidelity, we will deal with issues regarding the teacher’s innermost motivation, from the perspective of the concept of flow, theoretically analyzed and described by Csikszentmihalyi (1991, 1992, 1994, 1996, 1997). From a socio-historical perspective, information concerning the teacher’s personal and professional universe are brought up — psychological profile, background and development. Questions related to foreign language teaching methodologies and learning theories are also analyzed, with the intention of reaching a thorough understanding of the outcomes of this research. The data was collected by means of a questionnaire applied to 99 teachers from 26 schools of the Y organization, which are located in the states 35 of Rio Grande do Sul and Santa Catarina. The analysis was made from the variables correlated tests which are part of the theoretical model. The main problem investigated in this research is the presence, the frequency and the depth of the autotelic activities, which generate flow in the network’s teachers context, testing the following hypothesis: the bigger the flow is, the more fidelity the students have. Csikszentmihalyi believes that an autotelic activity by itself generates enjoyment, satisfaction, reward and supplies the individual’s deepest needs, taking him to the Optimal Experience (to the Flow).
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/2341
Arquivos Descrição Formato
000272824.pdf (468.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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