Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Beatriz Regina Lara dospt_BR
dc.contributor.authorKohlrausch, Eglê Rejanept_BR
dc.contributor.authorRosa, Ninon Girardon dapt_BR
dc.date.accessioned2010-06-08T04:17:49Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/23459pt_BR
dc.description.abstractA partir das vivências das autoras em atividades de Educação e Saúde no âmbito hospitalar e comunitário e da revisão da literatura, estabelece-se uma relação entre os modelos assistenciais e as tendências pedagógicas com o propósito de contribuir para a (re)construção da ação educativa do enfermeiro. As tendências pedagógicas, bem como os modelos assistenciais adotados pela enfermeira ao exercer a ação educativa, demonstram sua visão de mundo. Assim, considera- se fundamental que a enfermeira saiba discernir o que está por trás de sua prática, pois a enfermagem faz parte de um contexto histórico e político e o seu trabalho pode ser um meio de transformação social ou de manutenção do status quo.pt_BR
dc.description.abstractIn this article the authors establish a connection between health care models and pedagogical trends considering their education and health care experiences in the hospital and in the communities and also the review of the literature. The pedagogical trends and health care models used by nurses in nursing education demonstrate their world view. Therefore it is important that they understand what is behind their practice so that nursing is in a political and historical context and its practice can foster the social transformation or keep the status quo. The purpose of this study is to contribute to the construction of nursing education.en
dc.description.abstractPartiendo de las experiencias de los autores en actividades de Educación y Salud, tanto en los campos hospitalares y comunitarios como de la revisión de literatura; se establece una relación entre los modelos asistenciales y las tendencias pedagógicas con el propósito de contribuir para la (re)construcción de la acción educadora del Enfermero. Estas tendencias pedagógicas así como los modelos asistenciales adoptados por el Enfermero al ejercer su acción educadora, demostran su visión del mundo. Siendo así, consideramos fundamental que el Enfermero sepa discernir lo que está por atrás de su práctica, pues la Enfermeria hace parte de un contexto histórico y político y su trabajo puede ser un medio de transformación social o de mantener el status quo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 20, n. especial (1999), p. 113-122pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnfermagem psiquiátrica : Tendênciaspt_BR
dc.subjectHealth care modelsen
dc.subjectPedagogical trendsen
dc.subjectNursing educationen
dc.subjectModelos asistencialeses
dc.subjectTendencias pedagógicases
dc.subjectAcción educadora del enfermeroes
dc.titleRelacionando os modelos assistenciais e as tendências pedagógicas em saúde : subsídios para a ação educativa da enfermeirapt_BR
dc.title.alternativeConnecting care models and health pedagogical trends: subsidies to nursing education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.contributor.advisor-coPaskulin, Lisiane Manganelli Girardipt_BR
dc.identifier.nrb000265974pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples