Repositório Digital

A- A A+

Challenges and opportunities in graduate nursing education by distributed learning in Canada and Brazil

.

Challenges and opportunities in graduate nursing education by distributed learning in Canada and Brazil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Challenges and opportunities in graduate nursing education by distributed learning in Canada and Brazil
Outro título Desafios e oportunidades na educação de pós-graduação em enfermagem por aprendizagem distribuída no Canadá e Brasil
Outro título Retos y oportunidades en la educación de postgrado en enfermería por aprendizaje distribuido en Canadá y Brasil
Autor Molzahn, Anita
MacDonald, Marjorie
Banister, Elizabeth
Sheilds, Laurene
Starzomski, Rosalie
Brown, Marilyn
Gamroth, Lucia
Paskulin, Lisiane Manganelli Girardi
Silveira, Denise Tolfo
Resumo Neste trabalho, os autores partilham suas experiências na pós-graduação em Enfermagem no Canadá e Brasil oferecidas por meio de aprendizagem distribuída (AD). Embora a AD seja freqüentemente objeto de críticas, a experiência dos autores tem sido de resultados positivos. No entanto, uma série de desafios e oportunidades é discutida, incluindo: flexibilidade do programa, possibilidade de oferecimento de cursos práticos à distância, necessidade de facilitar a interação professor/alunos, sobrecarga de trabalho dos docentes, preparo dos docentes para este tipo de atividade e apoio aos estudantes. Novas tecnologias que podem apoiar o desenvolvimento da AD são apresentadas. Apesar dos desafios identificados, os estudantes avaliam positivamente a AD e esforços tem sido feitos para assegurar, de modo inovativo e flexível, a excelência de programas de pós-graduação em enfermagem. Os autores argumentam que apesar dos desafios existentes, os programas de AD oferecem alta qualidade para o ensino de pós-graduação na área de enfermagem e atendem às necessidades de muitos enfermeiros.
Resumen En este artículo, los autores comparten sus experiencias de programas de postgrado de enfermería, ofrecidos en Canadá y Brasil, el aprendizaje distribuido (AD). Aunque el AD sea objeto de críticas, la experiencia de los autores ha demostrado resultados positivos del aprendizaje. Sin embargo, se han encontrado algunos retos y oportunidades: los relacionados con la flexibilidad del programa, la posibilidad de ofrecimiento de cursos prácticos a distancia, la necesidad de facilitar la interacción profesor/estudiante y apoyo a los estudiantes, la sobrecarga de trabajo del profesor y la necesidad de su preparación para esta actividad, Nuevas tecnologías que pueden apoyar el desarrollo del AD son presentadas. A pesar de los desafíos identificados, los estudiantes evaluaron positivamente el AD y se esforzaron para asegurar, de manera innovadora y flexible, la excelencia de postgrado en enfermería. Los autores sostienen que a pesar de los desafíos, los programas de postgrado con el AD ofrecen educación de alta calidad y cumple las necesidades de muchas enfermeras.
Abstract In this paper, the authors share their experience related to graduate nursing programs offered by distributed learning (DL) in Canada and Brazil. Although degrees offered by DL are often the subject of criticism, the authors’ experience has been that learning outcomes have been very good. Nevertheless, a number of challenges and opportunities have been encountered including those associated with flexibility of the program, delivering practice courses at a distance, facilitating interaction, faculty workload and preparation and student support, Newer technologies that may assist in this effort are identified. Despite the challenges encountered, students rate the program highly and ongoing efforts are underway to ensure excellence of such flexible innovative graduate programs in nursing. The authors argue that despite the challenges, DL programs offer high quality graduate education that meets the needs of many nurses.
Contido em Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 30, n.4 (dez. 2009), p. 755-761
Assunto Educação à distância
Educação de pós-graduação
Pós-graduação : Enfermagem
Tecnologia educacional
[en] Educational technology
[en] Education distance
[en] Education nursing
[en] Graduate.
[es] Educación a distancia
[es] Educación de postgrado en enfermería
[es] Tecnología educacional
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/23645
Arquivos Descrição Formato
000740288.pdf (49.10Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.