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Raciocínio quantitativo e memória de trabalho na aprendizagem matemática : um estudo comparativo entre grupos

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Raciocínio quantitativo e memória de trabalho na aprendizagem matemática : um estudo comparativo entre grupos

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Título Raciocínio quantitativo e memória de trabalho na aprendizagem matemática : um estudo comparativo entre grupos
Autor Maluf, Joanne Lamb
Orientador Golbert, Clarissa Seligman
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Dificuldades de aprendizagem
Matemática
Memória
Trabalho
[en] Learning difficulties
[en] Math
[en] Memory
[en] Quantitative reasoning
[en] Working
Resumo Esta pesquisa situa-se no campo dos processos cognitivos subjacentes à aprendizagem da matemática. Procurou-se avaliar a relação entre o raciocínio quantitativo e a memória de trabalho na aprendizagem da matemática em 30 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 10 anos em duas escolas públicas de Porto Alegre. Os participantes foram divididos igualmente em dois grupos, um com alto desempenho em matemática e outro com baixo desempenho em matemática. Avaliamos os processos cognitivos dos grupos através de tarefas que envolveram: desempenho matemático (DM), memória de trabalho (MT), memória de curto prazo (MCP), habilidades numéricas (HN) e raciocínio quantitativo (RQ). Os resultados foram analisados quanti-qualitativamente. Para verificar as correlações entre as funções avaliadas, foi utilizado o teste não paramétrico de Spearman. O grupo de alunos com alto desempenho em matemática apresentou melhores resultados em todas as funções avaliadas nessa pesquisa. Tal resultado sugere que todas essas habilidades desempenham um papel essencial na aprendizagem da matemática. Além disso, foram utilizadas medidas estatísticas para verificar a significância das diferenças entre os grupos. Os resultados apontam que houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos quanto às funções avaliadas, exceto a MT. Destacamos o fato de que, o RQ foi a única função a correlacionar-se de forma estatisticamente significativa com todas as demais. A correlação entre RQ e MT foi estatisticamente significativa (p ≤ 0,05) ressaltando que os recursos da MT são importantes para o RQ, uma vez que evitam sobrecarga e garantem fluidez no raciocínio. Os resultados do estudo oferecem uma importante implicação educacional: a necessidade de incluir-se, ao longo do Ensino Fundamental, tarefas escolares que tenham em vista competências conceituais e procedurais, como tarefas desafiadoras em que os alunos devam manter a atenção, raciocinar quantitativamente demonstrando flexibilidade e adaptação na utilização de aprendizagens anteriores.
Abstract This research stands on the underlying cognitive processes and Math learning field. It intended to evaluate the relation between quantitative reasoning and working memory on the math learning with 30 elementary school fourth-grade students, with ages varying from 9 to 10 years in two Porto Alegre public schools. Participants were divided equally into two groups, one with high performance in mathematics, and other with low performance in mathematics. We evaluated the groups cognitive processes through tasks which involved: mathematical achievement (MA), working memory (WM), short-term memory (STM), numeracy skills (NS), and quantitative reasoning (RQ). Results were analyzed quantiqualitatively. The Spearman non-parametric test was used in order to verify the correlations among the evaluated functions. In this research, the students group with good performance in Mathematics presented better results in all evaluated functions. This result suggests that all these skills play an essential role on math learning. Statistical measures were used to verify the significance of the differences between the groups. Results indicate that there was statistically significant difference between the groups in relation to all evaluated function, except WM. We emphasize the fact that QR was the only function to be correlated in a statistically significant way with all the other functions. Correlation between QR and WM was statistically significant (p ≤ 0,05) highlighting the fact that the WM resources are important for QR, since they avoid overload and guarantee fluidity of reasoning. The study results offer an important educational implication: the need to include, along the elementary school, academic tasks that aim conceptual and procedural competencies, as challenging tasks in which the students must maintain attention, reason quantitatively, showing flexibility and adaptation in the use of early learnings.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/24162
Arquivos Descrição Formato
000745065.pdf (858.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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