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dc.contributor.advisorPinheiro, Ivan Antoniopt_BR
dc.contributor.authorMattos, Fernando José Abrahão dept_BR
dc.date.accessioned2010-07-15T04:19:26Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/24639pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa o processo de fidelização de clientes das carteiras do segmento exclusivo da Agência Rio Grande do Banco do Brasil. Para tanto, através de pesquisa bibliográfica, procura conceituar marketing, stakeholders, valor, serviços, relacionamento, lealdade/fidelidade. Em seguida, empreende uma pesquisa de campo entre clientes do segmento para captar opiniões sobre sua fidelização e relacionamento com o Banco. Como forma de questionar os clientes utiliza entrevistas baseadas em roteiro semi-estruturado a 41 clientes do segmento. Após o devido tratamento e análise dos dados obtidos, a pesquisa conclui que os principais elementos fidelizadores valorizados pelos clientes são a segurança, a confiabilidade e o atendimento personalizado, através de gerente de relacionamento. O trabalho termina sugerindo à Administração da Agência que implemente as seguintes ações para melhorar o relacionamento e a fidelização dos clientes do segmento: intensificar o treinamento dos funcionários encarregados de atender estes clientes para melhorar o conhecimento de produtos e processos, melhorar as atividades pós-venda de produtos, intensificar a oferta de produtos valorizados pelos clientes do segmento, tais como previdência e crédito imobiliário, propor melhorias à área de TI do Banco, de forma a permitir maior flexibilidade para os clientes atuarem em auto atendimento remoto, manter o atendimento personalizado, através de gerente de relacionamento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBanco do Brasil.pt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.subjectClientept_BR
dc.titleFidelização dos clientes do segmento exclusivo da Agência Rio Grande do Banco do Brasil : um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000746365pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distânciapt_BR


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