Repositório Digital

A- A A+

Úlcera de pressão cuidados preventivos e curativos para pacientes em cuidados paliativos : uma revisão integrativa

.

Úlcera de pressão cuidados preventivos e curativos para pacientes em cuidados paliativos : uma revisão integrativa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Úlcera de pressão cuidados preventivos e curativos para pacientes em cuidados paliativos : uma revisão integrativa
Autor Rosa, Cássia Eliane da
Orientador Crossetti, Maria da Graça Oliveira
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem.
Assunto Cuidados paliativos : Enfermagem
Úlcera por pressão
Resumo O estudo tem como objetivo responder a questão norteadora como se caracterizam os cuidados preventivos e curativos para a Úlcera de Pressão nos pacientes em Cuidados Paliativos. A metodologia utilizada neste estudo foi uma revisão integrativa da literatura segundo Ganong (1987). A revisão integrativa propõe cinco passos as quais são: seleção das hipóteses ou questão para a revisão, estabelecimento de critérios para seleção da amostra, representação das características da pesquisa original, análise dos dados, interpretação dos resultados e apresentação da revisão. Na coleta de dados foram selecionados 13 artigos nas bases de dados da Web of Science, Lilacs, Pubmed, Scielo, Bireme, Medes e Medscape, no periodo de 2000 a 2009. Os resultados encontrados foram: fatores associados a úlcera de pressão constatando-se que a imobilidade, desnutrição, incontinência urinária e fecal são os maiores responsáveis pelo surgimento de uma lesão; utilização de instrumentos para avaliação dos pacientes e cuidado as feridas a qual a Escala de Braden foi a mais lembrada entre os autores; cuidados preventivos para úlcera de pressão onde a mudança de decúbito foi evidenciado como o método mais utilizado de prevenção embora para pacientes na terminalidade o manejo dessa situação deve ser avaliada entre a equipe e paciente para definir se ela será realizada ou não, uso de coxins piramidais para auxiliar na reposição e auxiliar na prevenção; as complicações da úlcera de pressão evidenciadas por esse estudo foram: odor, infecção, hemorragia, exsudato, dor e questões de imagem corporal e psicossocial. Constatouse durante a realização do trabalho que há muito por ser feito para beneficiar esses pacientes e que existem diversas estratégias propostas a fim de proporcionar o conforto almejado na terminalidade. A equipe de enfermagem precisa gerenciar os cuidados de maneira que a tomada de decisões suportem as inquietações tanto dos familiares quanto do paciente minimizando dessa forma suas angústias.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25059
Arquivos Descrição Formato
000751049.pdf (259.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.