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Tendências temáticas e metodológicas das monografias (TCCs) do curso de biblioteconomia da UFRGS : primeiro semestre de 2002/segundo semestre de 2003

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Tendências temáticas e metodológicas das monografias (TCCs) do curso de biblioteconomia da UFRGS : primeiro semestre de 2002/segundo semestre de 2003

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Título Tendências temáticas e metodológicas das monografias (TCCs) do curso de biblioteconomia da UFRGS : primeiro semestre de 2002/segundo semestre de 2003
Autor Soares, Débora Dornsbach
Orientador Caregnato, Sonia Elisa
Data 2004
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteconomia
Ensino superior
Trabalhos de conclusão de curso
[en] Academic production
[en] Cientific methodology
[en] Final course works
[en] Library science
Resumo As tendências temáticas e metodológicas das monografias (TCCs) produzidas pelos alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul são subsídios que favorecem a reflexões internas do Curso de Biblioteconomia. Este trabalho teve como objetivo principal o levantamento e consolidação, através dos tesauros da área de Ciências da Informação, dos principais temas abordados e metodologias adotadas, nos trabalhos aprovados em banca examinadora, entre o primeiro semestre de 2002 e o segundo semestre de 2003, sem distinção de conceito. A finalidade foi a avaliação das monografias, desde sua implantação, como forma de produção acadêmica, utilizando uma pesquisa descritiva (documental), com abordagens quantitativas e qualitativas e apresentação dos resultados em forma de tabelas e gráficos. Os resultados indicam que a área temática mais trabalhada foi “Gestão de Sistemas de Informação”, com 37,5% das monografias, seguida da área de “Recursos e Serviços de Informação”, com 32,5% das monografias, da área de “Fundamentos das Ciências da Informação”, com 22,5% e da área “Organização e Tratamento da Informação”, com 7,5%. O tema específico abordado com maior freqüência foi “Serviço de Referência”, representando 15% do total das monografias. No que diz respeito à metodologia, observou-se uma tendência à abordagem qualitativa e ao uso de Estudo de Caso como método mais utilizado. Além disso, observou-se a tendência das pesquisas acadêmicas extrapolarem o âmbito do ambiente da biblioteca. Em termos de Serviços de Informação enfocados mais freqüentes, a “Biblioteca Universitária” teve índice de 27,5%. Conclui-se que houve uma grande concentração de trabalhos acadêmicos nas áreas de Gestão, Serviços e Recursos em Sistemas de Informação, com trabalhos direcionados para os Serviços de Referência e o surgimento de enfoques em áreas emergentes (tanto em nível social como técnico), além da abordagem em áreas periféricas à Biblioteconomia.
Abstract Methodological and thematic trends produced by Library School Students of the Federal University of Rio Grande do Sul serve as resources to promote internal reflections on the Library Science Course. This work aimed to collect and consolidate the main themes studied and the most adopted methodologies in approved final course works between the first term of 2002 and the second term of 2003 regardless of their grades. The aim was to evaluate the final course works since their implementation as a way of academic production using descriptive research (documental) with both quantitative and qualitative analysis and it presents its results in graphics and tables. The most worked area was “Information Systems Management”, with 37.5% of the monographs, followed by the area of "Information Resources and Services", with 32.5% of the monographs, the area of "Foundations of Information Sciences", with 22.5% and of the area "Organization and Treatment of Information", with 7.5%. The narrow term more frequently approached was "Services Reference", representing 15% of the total of the monographs. Regarding to the methodology, it was observed a trend to the qualitative method and the use of Case Study method observed. Moreover, it was observed a trend of the research wroks to surpass the scope of the environment of the library. In terms of more frequent focused Information Services, the "University Library" shows a percentage of 27.5% index. It is concluded that it had a great concentration of academic works in the areas of Management, Services and Resources in Information Systems , with works directed for the Reference Services and approaches in emerging areas (both in social and technical levels), inaddition to the peripheral areas of Librarianship.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25140
Arquivos Descrição Formato
000457347.pdf (471.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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