Repositório Digital

A- A A+

As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos

.

As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As primeiras professoras e as lembranças que se tem delas : a afetividade tecendo a relação entre professores e alunos
Autor Wondracek, Natalie
Orientador Collares, Darli
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Afetividade
Professor
Relação professor-aluno
Resumo Este trabalho investiga a importância e as significações da afetividade na relação do professor com o aluno. Tem como objetivo analisar e refletir as lembranças e memórias que são narradas num contexto universitário, por futuros ou já professores que estão na graduação. Para realizar tal estudo, relembro um pouco da experiência de minha trajetória em sala de aula, contextualizando os motivos desta escolha e, em seguida, analiso questionários que realizei no período de março a maio de 2010, para construção de dados com alunos de licenciaturas e de pedagogia, da faculdade de educação, nos quais são descritas algumas de suas lembranças a respeito do começo de sua escolarização e das memórias com relação as suas primeiras professoras e, por fim, aquilo que desejam levar adiante, quando se trata de afeto, na relação com seus alunos. Este estudo se configura como uma pesquisa qualitativa que se utiliza de ferramentas de cunho etnográfico e utiliza os apontamentos teóricos de PIAGET(1954) e NAVARRO(2002). Por fim, analisa os relatos dos entrevistados enfocando a importância da afetividade no processo de escolarização e constituição dos sujeitos, e do efeito que as ações do professor sobre o aluno suscitam, uma vez que a maneira com que o professor lida com o aluno e expressa suas emoções, de modo acolhedor ou não, pode deixar marcas positivas e negativas que acompanharão o sujeito e poderão influenciar sua conduta e futuro desempenho escolar.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25246
Arquivos Descrição Formato
000752222.pdf (223.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.