Repositório Digital

A- A A+

Como isso pode ser aula se eu estou gostando? estranhamento de alunos frente a uma docência irreverente

.

Como isso pode ser aula se eu estou gostando? estranhamento de alunos frente a uma docência irreverente

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Como isso pode ser aula se eu estou gostando? estranhamento de alunos frente a uma docência irreverente
Autor Cruz, Katana Redel
Orientador Collares, Darli
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Cultura
Planejamento educacional
Sala de aula
Resumo Este estudo, de caráter teórico-reflexivo, busca refletir sobre uma cultura escolar domesticadora e sobre como ela interfere no pensamento de alunos. A pesquisa tem origina-se em uma semana de prática realizada no sexto semestre da UFRGS em uma turma de quarta série de uma escola Estadual de Porto Alegre, na qual encontrei dificuldades ao propor um planejamento de aula diferente do que os alunos estavam acostumados. Ao se depararem com uma docência irreverente, demonstraram estranhamento. Foram utilizadas para análise escritas desses alunos, charges, literatura, letras de músicas e minha própria caminhada de estudante. Embaso-me, principalmente, em autores como Freire (1996), Snyders (1993), De La Taille (1999) para constituir meu referencial teórico. Observa-se, através das falas dos alunos, um discurso já construído sobre docência, a saber, aquela inscrita na vertente tradicional e, devido a isso, um desconforto ao se depararem a uma forma de aula que foge a esse discurso. Concluo os estudos defendendo a necessidade e possibilidade de transformação da ação docente para que se possa construir um espaço escolar onde o novo, o diferente, a alegria, os desejos dos alunos estejam entrelaçados com os objetivos escolares.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25394
Arquivos Descrição Formato
000753869.pdf (3.202Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.