Repositório Digital

A- A A+

Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica

.

Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Atualizando o debate entre Piaget e Chomsky em uma perspectiva neurobiológica
Outro título Updating the debate between Piaget and Chomsky in a neurobiological perspective
Autor Eichler, Marcelo Leandro
Fagundes, Léa da Cruz
Resumo Os entendimentos sobre a aquisição da linguagem e sobre as estruturas cognitivas estão em debate no seio das ciências cognitivas. Isso se dá apesar de um grupo de acadêmicos, de forma retórica, insistir em desmerecer o modelo construtivista piagetiano, mantendo uma adesão ao inatista ponto de vista chomskyano. Nesse artigo, retoma-se o clássico debate entre esses dois sistemas de conhecimento, repensando-o em uma perspectiva psicobiológica e apresentando recentes estudos neurobiológicos que sugerem a correção do compromisso, apontado por Piaget, entre o inato e o adquirido.
Abstract The understandings of language acquisition and of cognitive structures are in debate in the center of the cognitive sciences. It happens despite of a group of academics who, in a rhetorical way, insists on despising Piaget’s constructivist model, keeping a connection to Chomsky’s innatist theory. This paper recalls the classical debate between these two knowledge systems, rethinking it in a psychobiological perspective and presenting recent neurobiological studies that suggest a correction of commitment between innate and acquired as pointed by Piaget.
Contido em Psicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 18, n. 2 (maio/ago. 2005), p. 255-266
Assunto Chomsky, Noam 1928-.
Construtivismo
Linguagem
Piaget, Jean 1896-1980.
[en] Construtivism
[en] Genetic epistemology
[en] Innatism
[en] Neurobiology
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/25678
Arquivos Descrição Formato
000504940.pdf (199.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.