A produção de significação dos problemas de aprendizagem : para além da autoria do saber do outro
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Data
1994Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
O objeto desta pesquisa, o problema, de aprendizagem, busca enfocar os processos formadores da construção do conhecimento nas suas interfaces subjetivas. Ensaia uma compreensão dinâmica e menos dogmática a respeito do sujeito que "não aprende". Desta maneira, o problema de aprendizagem, é compreendido como variações de talentos e "oscilações cognitivas", bem como de um reflexo de "trajetórias arquetípicas". Esta dissertação, em sua essência, busca uma interdisciplinaridade possível entre as per ...
O objeto desta pesquisa, o problema, de aprendizagem, busca enfocar os processos formadores da construção do conhecimento nas suas interfaces subjetivas. Ensaia uma compreensão dinâmica e menos dogmática a respeito do sujeito que "não aprende". Desta maneira, o problema de aprendizagem, é compreendido como variações de talentos e "oscilações cognitivas", bem como de um reflexo de "trajetórias arquetípicas". Esta dissertação, em sua essência, busca uma interdisciplinaridade possível entre as perspectivas teóricas de Jean Piaget e Carl Gustav Jung, referentes as questões da aprendizagem e seus problemas, relacionando pontos comuns e aproximando as diversidades. À luz destas teorias, busca desvelar o sentido oculto da "não-aprendizagem" da criança nas primeiras séries do 1º grau (de realidades distintas), no que se refere à produção de significação da criança frente ao não-aprender. Esta construção teórica visa relacionar a produção de Piaget (quanto à gênese do conhecimento), e a de Jung (quanto aos símbolos do inconsciente coletivo). O texto se divide em cinco capítulos. No primeiro, o pesquisador localiza o leitor frente ao que propõe nessa dissertação. O segundo trata das questões relacionadas a concepção acerca do aprender/não-aprender no sentido de ensaiar uma reflexão sobre como o sujeito vai construindo seu lugar no mundo do conhecimento, bem como tenta desmistificar o "não-aprender", situado historicamente como problema (ou patologia), atribuindo-o à incompreensão dos adultos. O terceiro capítulo refere-se às questões dos símbolos, e significações, como figurações simbólicas presentes na construção/constelação interinfluenciada do sujeito com o objeto de conhecimento. O quarto capítulo apresenta o desenrolar da pesquisa, tratando do percurso e das descobertas do material empírico. No quinto e último, intitulado os possíveis do momento e os necessários amanhã, tem a finalidade de esboçar um "fechamento aberto", apontando as necessidades do pesquisador frente o objeto pesquisado. ...
Resumen
El objeto de la investigación, el problema del aprendizaje, busca enfocar los procesos formadores de la construción del conocimiento en las interfaces subjetivas. Ensaya una comprensión dinámica y menos dogmáctica a cerca del sujeto que "no-aprende". De esta forma el problema del aprendizaje es comprendido como fluctuaciones de los talentos y "oscilaciones cognitivas", bien como, de um reflejo de las "trayectorias arquetipicas". En esta disertación, en su esencia, busca uma interdiciplinaridad ...
El objeto de la investigación, el problema del aprendizaje, busca enfocar los procesos formadores de la construción del conocimiento en las interfaces subjetivas. Ensaya una comprensión dinámica y menos dogmáctica a cerca del sujeto que "no-aprende". De esta forma el problema del aprendizaje es comprendido como fluctuaciones de los talentos y "oscilaciones cognitivas", bien como, de um reflejo de las "trayectorias arquetipicas". En esta disertación, en su esencia, busca uma interdiciplinaridad posible entre las perspectivas teóricas de Jean Piaget y Carl Gustav Jung, concernientes a las cuestiones del aprendizaje y sus problemas relacionando puntos comunes y aproximando las diversidades. Al frente de estas teorias, busca desvelar el sentido encubierto del "no-aprendizaje" de los niños en los primeros años del estudio del primer grado (en realidades distintas) referientes a la producción de significaciones de los niños delante del "no-aprender". Esta construcción teórica intenta estabelecer uma correlación de producción de Piaget (genese del conocimiento), y la de Jung (simbologia del inconciente coletivo). El texto se divide em cinco capítulos. En el primer capítulo, el investigador localiza el lector al frente, el crial se propone seguir en esta disertación. En el segundo capítulo, trata de las cuestiones relacionadas a la concepción a cerca del aprender/no-aprender, en el sentido de ensayar una reflexión a cerca de como el sujeto construye su sítio en el mundo del conocimiento, bien como, intenta la desmistificación del "no-aprender", donde historicamente se situa como cuestión (o patologia) por la inconprensión de los adultos. En el tercer capítulo se refiere a las cuestiones de la simbologia y significaciones, como figuraciones simbólicas, presentes en la construcción "influenciada" del sujeto con el objeto del conocimiento. El cuarto capítulo presenta el desarrollo de la investigación tratando de la trayectoria y de las descubiertas del material empírico. En el quinto y ultimo capítulo, intitulado los posibles del momento y los necessários del manãna, tiene la finalidad de esbozar un "encerramiento abierta". ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7288)Educação (2434)
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