Repositório Digital

A- A A+

Aplicabilidade do time-driven activity-based costing em uma instituição de ensino fundamental e médio

.

Aplicabilidade do time-driven activity-based costing em uma instituição de ensino fundamental e médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Aplicabilidade do time-driven activity-based costing em uma instituição de ensino fundamental e médio
Autor Schuch, Cristiano
Orientador Souza, Romina Batista de Lucena de
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Assunto Custeio baseado em atividades
Ensino fundamental
Ensino médio
Ferramentas
Gestão
Rio de Janeiro, Região Metropolitana do (RJ)
Resumo Este artigo analisou a aplicabilidade do Time-driven Activity-based Costing - TDABC em uma instituição de ensino fundamental e médio localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro/RJ. O estudo proposto objetivou elaborar, através desta ferramenta de gestão, um instrumento de fácil aplicação e simplificado manuseio para apuração dos custos da empresa, para isto, foi construído o projeto-piloto em apenas um segmento da instituição, o de ensino infantil, que possuía as condições mais adequadas para o desenvolvimento inicial do projeto, justificando-se relevante, dada a necessidade da criação de uma metodologia de custeio eficaz na instituição, que permitisse uma melhor compreensão de seus reais custos, objetivando facilitar a tomada de decisão e servir de apoio para a construção de um modelo que contemple os demais segmentos da instituição escolar. Os resultados da pesquisa revelam que o TDABC aperfeiçoa o uso dos direcionadores de custos e que a sua aplicação pode ser viável em empresas menores, onde se faz necessário o uso de ferramentas mais simplificadas, práticas e dinâmicas, atendendo o modelo tais necessidades. Entre as limitações, podemos considerar que a sua aplicação em segmentos que possuam um número elevado de variações de atividades e o tempo para sua realização, o uso mostra-se dificultado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/25796
Arquivos Descrição Formato
000751245.pdf (347.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.