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Políticas públicas e formação em psicologia : a formação como experiência e prática de si

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Políticas públicas e formação em psicologia : a formação como experiência e prática de si

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Título Políticas públicas e formação em psicologia : a formação como experiência e prática de si
Autor Silva, Paula Marques da
Orientador Tittoni, Jaqueline
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Assunto Fotografia : Aspectos psicossociais
Políticas públicas
Psicólogos : Formação profissional
Sistema Único de Saúde.
Subjetividade
[en] Photo intervention
[en] Public policy
[en] Subjectivity
[en] Training in psychology
Resumo Este estudo se insere no contexto das políticas públicas e discute as práticas de formação na Psicologia, considerando as interfaces entre a saúde, formação e prática profissional. Nessa trajetória tomamos como eixo principal a experiência de estudantes do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vinculados, através dos estágios de Psicologia Social e do Trabalho, ao programa Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde). Nessa articulação entre a universidade e o SUS enfatizamos os efeitos que a experiência de vinculação ao programa Pró-Saúde produz na formação profissional desses estudantes. O campo de problematizações deste estudo fundamenta-se na perspectiva teórica de Michel Foucault. Seguindo a elaboração teórica foucaultiana, tomamos a formação como experiência e prática de si, entendendo a experiência como campo de luta em que se articulam determinados campos do saber, tipos de normalidade e formas de subjetivação. A proposta metodológica deste estudo está orientada pela perspectiva da pesquisa-intervenção, ancorada nos pressupostos da Análise Institucional, tendo como principal estratégia a fotografia. Essa proposta tem sido nomeada de intervenção fotográfica e é composta pelo acompanhamento do grupo, realização de oficinas de fotografias e a construção de narrativas visuais coletivas. A fotografia é entendida nesse processo como “ato fotográfico”, integrando a concepção e a produção de fotografias com os processos de discussão sobre visibilidades, invisibilidades e os modos de ver produzidos nos grupos implicados no processo de pesquisa. As narrativas fotográficas foram construídas coletivamente e nos possibilitaram analisar as possibilidades de enunciação e de visibilidades produzidas pelo coletivo de estudantes. Os recortes escolhidos para as produções dessas narrativas fotográficas carregam marcas singulares que, expostos a um coletivo de construção, tornaram-se passíveis a olhares diferenciados e às provocações que já não mais pertencem somente àquele que produziu a imagem. Destacamos como principais efeitos provocados por estratégias de governo, como o Pró-Saúde, a integração e articulação entre ensino e trabalho, bem como o fato de que a comunidade deixa de ocupar a posição instrumental de locus de aplicação e passar a ser tomada como espaço de potencialidade ética e política. Apontamos, ainda, a importância do encontro do/da estudante com os cenários de prática, possibilitando às práticas de formação psi transcender os territórios predominantemente epistemológicos e conteudistas, tendo como possível horizonte, também, os domínios da ética e da política.
Abstract This study is inserted in the context of public policy and discusses the practical training in Psychology considering the interconnections between/among health, formation and professional practice. During this journey we take as the main axis, the experience of students of Psychology at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) linked, through the stages of Psychology and Social Work, the program Pro-Health (National Programme for Re- Training Health). And this relationship between the university and the SUS (Unified Health System) emphasize the effects that the experience of linking to the program Pro-Health, produces in training occupational these students. The field of approach of this study is based on the theoretical perspective of Michel Foucault. Following the theoretical elaboration of Foucault took the training and experience as pratica himself, understanding the experience as a battlefield in which they articulate certain fields of knowledge, types of normality, and forms of subjectivity. The proposed methodology of this study is driven by the prospect of intervention research, anchored in the assumptions of Institutional Analysis, with the primary strategy to photography. This proposal has been nominated for photographic intervention and is made by monitoring the group, workshops and photo collective construction of visual narratives. The photograph is understood in this process as "photographic act", integrating the design and production of photos, with the processes of discussion about visibility, invisibility and ways of seeing produced in the groups involved in the research process. Photographic narratives were constructed and collectively enabled us to examine the possibilities of enunciation and visibility of crossing the collective of students. The excerpts chosen for the production of these narratives photographic bear unique marks that are exposed to a collective construction became subject to different looks and provocations, which no longer pertain only one that produced the image. Highlight as the main effects caused by government strategies such as the Pro-Health integration and articulation between education and work in the community ceases to occupy the position, only instrumental in the locus application and shall be taken as an area of potential for political. We also stress the importance of the meeting of the student with practice scenarios providing training practices psi transcend the territories predominantly epistemological and content with horizon as possible areas of ethics and politics.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/25816
Arquivos Descrição Formato
000752494.pdf (8.955Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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