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O poder judiciário e o movimento da qualidade total : aspectos determinantes na implantação do pgqj em um estudo exploratório

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O poder judiciário e o movimento da qualidade total : aspectos determinantes na implantação do pgqj em um estudo exploratório

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Título O poder judiciário e o movimento da qualidade total : aspectos determinantes na implantação do pgqj em um estudo exploratório
Autor Biancamano, Mary da Rocha
Orientador Fachin, Roberto Costa
Data 1999
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Mudanca organizacional : Qualidade total : Gestao : Poder judiciario : RS
Resumo Este trabalho analisa fatores que viabilizaram a implantação do Plano de Gestão pela Qualidade do Judiciário em algumas Unidades do Poder Judiciário do RS. Com base na teoria geral da administração, especialmente na teoria clássica, na burocracia e na teoria comportamental, em autores de obras sobre organizações que aprendem e em obras de W. Edwards Deming sobre a nova economia no governo, desenvolve-se essa pesquisa. O estudo analisa a implantação do Plano de Gestão, os resultados dos projetos-piloto e programa de adesão, como os atores do processo perceberam as mudanças ocorridas e como é definida a situação por aqueles que estão à margem dos acontecimentos por diferentes motivos, por meio da análise de documentos do acervo da organização, de dados coletados nas entrevistas com integrantes de Unidades com e sem implantação do gerenciamento da rotina, preconizado pelo modelo da Qualidade Total. Estabelece-se, assim, o quadro de aspectos determinantes na implantação do PGQJ, quais sejam: a estrutura da tarefa, as relações interpessoais e a liderança, o processo decisório e o comprometimento com a organização. Os resultados obtidos delineiam a percepção dos atores quanto ao processo de mudança e suas expectativas quanto à capacidade da organização de absorver novos modelos de gestão, acarretando, em determinados momentos, uma completa quebra de paradigmas. Demonstram, ainda, a distância existente entre a proposição do Plano de Gestão, quanto ao comportamento administrativo, ao desenvolvimento dos recursos humanos, ao envolvimento com o trabalho, e o que efetivamente se verifica nas Unidades da organização. Por fim, discute-se alternativa para a implantação de modelo de gestão baseado na Qualidade Total e na aprendizagem organizacional, sugerindo-se estudos mais aprofundados desses aspectos determinantes, com o objetivo de melhorar o desempenho do projeto em andamento.
Abstract This study analyses the factors which have made possible the implementation of the Plano de Gestão pela Qualidade do Judiciário – PGQJ – in some Units of the Cour of Justice in Rio Grande do Sul. This research is based and developed over the general theory of business administration, especially in its classical approach, as well as over the bureaucracy involved and the behavioural theory. The works of authors who have written about the companhies which learn and the works of W. Edwards Deming have also played a part in designing this study. The enforcement of the Plano de Gestão – Management Plan – is studied here, as well as the results of the pilot projects and compliance to the program and the way in which the subjects involved perceived the changes occurred in the process and how those people not directly involved, for different reasons, define the situation. This is done by means of an analytic view of the documents belonging to the organisation’s files, data collected in interviews with members of each Unit with and without the implementation of the routine management, established by the Total Quality Control Model. Therefore, a frame of determining aspects on the implementation of PGQJ is stablished. These aspects are as follows: task strusture, inter-personal relationships and leadership, decision-making and the commitment to the organisation. The results obtained shape the subject’s perception of the process of change, their expectations towards the organisation’s capacity to absorb new models, many times bringing about a complete break with former paradigms. These results also show the distance between the Management Plan and what is in fact noticeable in the Units of the organisation, in terms of behaviour, development of human resources, and commitment to the tasks pertaining to the process. In the end, an alternative to the implementation of the management model based on Total Quality Control and learning organization is discussed, and further studies on those determining aspects are suggested, aiming to improve the performance of the project in course.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/2610
Arquivos Descrição Formato
000235715.pdf (474.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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