Repositório Digital

A- A A+

"Estudo do processo de crédito para as micro e pequenas empresas no Banco do Brasil"

.

"Estudo do processo de crédito para as micro e pequenas empresas no Banco do Brasil"

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título "Estudo do processo de crédito para as micro e pequenas empresas no Banco do Brasil"
Autor Righetto, Anderson Rossi
Orientador Motta, Paulo Cesar Delayti
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - Turma 2008.
Assunto Banco do Brasil.
Crédito
Micro e pequenas empresas
Resumo O processo de crédito e as pequenas e microempresas, um dos pilares de sustentação da economia brasileira, são o foco desta pesquisa. O objetivo do estudo é expor e analisar o processo de Crédito para Micro e Pequenas Empresas no Banco do Brasil, sendo justificado pela importância que essas empresas e o Banco escolhido representam na economia do país. Os objetivos específicos são apresentar o enfoque dado pela instituição no Processo de Crédito para essas empresas, as responsabilidades de áreas do Banco, o modelo de relacionamento, os procedimentos utilizados na análise econômico-financeira, os dados cadastrais, os riscos e as garantias. Foi utilizado o método de Estudo de Caso Descritivo, do tipo Caso Único, cujo objetivo é descrever o fenômeno estudado na organização referência, neste caso, o processo de crédito para pessoa jurídica no Banco do Brasil, com enfoque em micro e pequenas empresas. Quanto aos métodos, foram utilizados subsídios da própria Instituição, informações de formulários, instruções e demais normas internas da empresa, além de dados contidos no site do Banco na internet e a experiência de funcionários relacionados com o tema. Os resultados coletados no presente Estudo abordaram o processo geral de concessão de crédito para micro e pequenas empresas na instituição, iniciando com o processo de crédito, seguido do cálculo do limite, gestão do risco, capacidade de pagamento, proposta de crédito, garantias, gestão de operações de crédito e o modelo de relacionamento do Banco do Brasil. A atuação do Banco do Brasil no mercado de crédito voltado às Micro e Pequenas Empresas favorece o fortalecimento da economia nacional e a geração de emprego e renda. Verifica-se a escassez de linhas que fomentem a criação de empresas e que incluam nas carteiras de crédito do Banco os empreendedores e o segmento informal, possibilitando atingir um novo nicho de mercado, sem elevação significativa de risco de crédito, agregando valor aos acionistas e contribuindo para a geração de renda em mercados que hoje apresentam menores oportunidades e capacidade de consumo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/26225
Arquivos Descrição Formato
000743544.pdf (227.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.