Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSiqueira, Maity Simone Guerreiropt_BR
dc.contributor.authorPimenta, Maria Alice de Mattospt_BR
dc.date.accessioned2023-08-03T03:33:42Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1984-4921pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263113pt_BR
dc.description.abstractEste artigo faz uma revisão da influência dos aspectos sócio-culturais na atualização de metáforas primárias. Além disso, analisa a compreensão de sete metáforas conceituais por 71 crianças de quinta série de três comunidades diferentes: estudantes do movimento sem-terra, filhos de pequenos agricultores da serra gaúcha e moradores da região metropolitana de Porto Alegre. Os resultados das tarefas (verbal e não verbal), apresentados em Siqueira e Parente (2005), mostraram padrões comuns – bons candidatos a universais – e alguns padrões específicos a cada uma das comunidades na compreensão das metáforas primárias pesquisadas. Os dados tanto corroboram a proposta de Grady (1997) de que as metáforas primárias pouco dependem de influências culturais, quanto apontam para a necessidade de explorar a influência de aspectos sócio-culturais na interpretação dos mapeamentos metafóricos, como sugere Kövecses (2005).pt_BR
dc.description.abstractThis paper reviews the influence of sociocultural aspects in primary metaphor production. Besides, it analyzes the comprehension of seven conceptual metaphors by 71 5th graders from three different communities: rural, urban and from landless people's movement. Results, already presented in Siqueira e Parente (2005), obtained from the tasks (verbal and non-verbal) revealed several common patterns as good candidates to universals, as well as a few unusual community-specific patterns in primary metaphor comprehension. These results corroborate Grady’s (1997) assumptions regarding primary metaphors cultural independence and also point to the necessity of considering socio-cultural aspects when interpreting metaphorical mappings, what is suggested by Kövecses (2005).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAntares : letras e humanidades. Caxias do Sul, RS. N. 2 (jul./dez. 2009), p. 99-111pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrimary metaphorsen
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectUniversalityen
dc.subjectVariabilityen
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectCultural influencesen
dc.titleMetáfora e cultura : uma interface entre a Linguística e a Antropologiapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001172820pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples