Metáfora e cultura : uma interface entre a Linguística e a Antropologia
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Data
2009Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo faz uma revisão da influência dos aspectos sócio-culturais na atualização de metáforas primárias. Além disso, analisa a compreensão de sete metáforas conceituais por 71 crianças de quinta série de três comunidades diferentes: estudantes do movimento sem-terra, filhos de pequenos agricultores da serra gaúcha e moradores da região metropolitana de Porto Alegre. Os resultados das tarefas (verbal e não verbal), apresentados em Siqueira e Parente (2005), mostraram padrões comuns – bons c ...
Este artigo faz uma revisão da influência dos aspectos sócio-culturais na atualização de metáforas primárias. Além disso, analisa a compreensão de sete metáforas conceituais por 71 crianças de quinta série de três comunidades diferentes: estudantes do movimento sem-terra, filhos de pequenos agricultores da serra gaúcha e moradores da região metropolitana de Porto Alegre. Os resultados das tarefas (verbal e não verbal), apresentados em Siqueira e Parente (2005), mostraram padrões comuns – bons candidatos a universais – e alguns padrões específicos a cada uma das comunidades na compreensão das metáforas primárias pesquisadas. Os dados tanto corroboram a proposta de Grady (1997) de que as metáforas primárias pouco dependem de influências culturais, quanto apontam para a necessidade de explorar a influência de aspectos sócio-culturais na interpretação dos mapeamentos metafóricos, como sugere Kövecses (2005). ...
Abstract
This paper reviews the influence of sociocultural aspects in primary metaphor production. Besides, it analyzes the comprehension of seven conceptual metaphors by 71 5th graders from three different communities: rural, urban and from landless people's movement. Results, already presented in Siqueira e Parente (2005), obtained from the tasks (verbal and non-verbal) revealed several common patterns as good candidates to universals, as well as a few unusual community-specific patterns in primary me ...
This paper reviews the influence of sociocultural aspects in primary metaphor production. Besides, it analyzes the comprehension of seven conceptual metaphors by 71 5th graders from three different communities: rural, urban and from landless people's movement. Results, already presented in Siqueira e Parente (2005), obtained from the tasks (verbal and non-verbal) revealed several common patterns as good candidates to universals, as well as a few unusual community-specific patterns in primary metaphor comprehension. These results corroborate Grady’s (1997) assumptions regarding primary metaphors cultural independence and also point to the necessity of considering socio-cultural aspects when interpreting metaphorical mappings, what is suggested by Kövecses (2005). ...
Contido em
Antares : letras e humanidades. Caxias do Sul, RS. N. 2 (jul./dez. 2009), p. 99-111
Origem
Nacional
Coleções
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