• Amor e Revolução : o ato político de educação através do teatro 

      Oliveira, Fabiane Castilho (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho propõe-se a entender as relações de cidadania estabelecidas nas aulas de teatro do Curso Pré Vestibular Popular (CPVP) Resgate – localizado no município de Porto Alegre – RS, a partir de discussões e reflexões ...
    • Da escola fez-se palco, do palco fez-se escola 

      Iablonovski, Gabriela Marques (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A pesquisa parte de uma análise autobiográfica sobre minhas vivências como estudante de teatro e de pedagogia. Proponho-me a realizar um resgate de momentos em que, na minha experiência, as duas áreas se influenciaram. ...
    • Experiência de teatro : uma possibilidade de transformação na educação 

      Medeiros, Marinês de (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente estudo objetiva compreender quais as transformações que ocorreram em alunos de ensino fundamental, a partir da implementação da prática do teatro, como uma ferramenta, em sala de aula. O problema que norteou ...
    • Imaginação e criação : possibilidades da representação dramática na educação infantil 

      Oliveira, Francine da Cunha (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta é uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo que tem como objetivo ressaltar a importância do teatro como estratégia pedagógica no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Busca-se saber quais as ...
    • Monstrengo e suas histórias : o lúdico e a dramatização nos processos de aprendizagem infantil 

      Tolotti, Ana Paula Aguiar (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Posicionada no campo da Educação, numa subárea do fazer teatral, esta pesquisa objetiva identificar a evolução da capacidade expressiva de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre, ...
    • O protagonismo teatral de crianças e pré-adolescentes 

      Schneider, Marcelo (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente estudo trata de uma análise docente frente ao trabalho com crianças e pré-adolescentes envolvidos com o fazer teatro dentro e fora de sala de aula. Através dessa prática, enfatizada com os estudantes de 5º ano ...