Repositório Digital

A- A A+

Fanatismo e paixão : a experiência de consumo de torcedores porto-alegrenses de futebol

.

Fanatismo e paixão : a experiência de consumo de torcedores porto-alegrenses de futebol

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fanatismo e paixão : a experiência de consumo de torcedores porto-alegrenses de futebol
Autor Cáceres, Paulo Pereira
Orientador Nique, Walter Meucci
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Consumismo
Fanatismo
Futebol
Torcedor
Resumo O presente estudo visa explorar e analisar a experiência de consumo de torcedores fanáticos e apaixonados na cidade de Porto Alegre. As experiências de consumo surgem da necessidade de se pensar o consumo através do seu viés hedônico, buscando explorar estímulos sensoriais e aspectos emocionais ligados a ele. O consumo, neste trabalho, está associado a todo o processo de uso e de consumo do futebol, nos seus aspectos mais abrangentes. A abordagem de paixão e fanatismo se baseia na necessidade de se melhor compreender o impacto de questões irracionais e de menor controle no consumo. Já o futebol é algo muito presente e relevante na sociedade brasileira e na cidade de Porto Alegre, berço da rivalidade Grenal. Para atingir os objetivos propostos deste trabalho foram realizadas pesquisas em profundidade com torcedores fanáticos e/ou apaixonados. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Verificou-se que as experiências de consumo em torcedores fanáticos e apaixonados são holísticas e muito mais intensas em todos os sentidos, atingindo níveis constantes de experiências extraordinárias. O torcedor fanático vê o seu time muito além das linhas do campo e essa paixão é alimentada pelos altos níveis experienciais em que ele consome tudo relacionado ao seu time. Além disso, este estudo buscou verificar as diferenças entre torcedores fanáticos e torcedores apaixonados. Constatou-se que o torcedor fanático é um torcedor apaixonado que possui características como envolvimento interno, externo, vontade de adquirir e desejo por interação social que o apaixonado não possui.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26526
Arquivos Descrição Formato
000753342.pdf (476.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.