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A influência da comunicação boca a boca em seguidores receptivos de web logs

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A influência da comunicação boca a boca em seguidores receptivos de web logs

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Título A influência da comunicação boca a boca em seguidores receptivos de web logs
Autor Ramires, Juliana de Oliveira
Orientador Nique, Walter Meucci
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Comunicação interpessoal
Weblogs
[en] Communication by word of mouth
[en] Interpersonal communication
[en] Shall not interactive
Resumo A liberdade conferida através da amplitude de informações torna a web um espaço aberto e decisivo para a promoção de uma marca, produto ou serviço. O crescimento do mercado de produtos cosméticos se deve, em parte, a um grande número de blogs que destinam-se ao assunto, e o poder da informação organizada na rede torna-se, então, uma variável de grande relevância para empresas que vislumbram utilizar as mídias sociais como ferramentas de comunicação e prospecção de clientes. A comunicação boca a boca on-line (WOM) é um canal importante para disseminação de informações entre membros de agregações sociais como os web logs. Desta forma, esta pesquisa buscou verificar como a comunicação boca a boca influencia os leitores não-participativos na propagação da informação e na decisão de consumo. A pesquisa foi realizada em dois blogs, o “Menina It” e o “Vende na Farmácia?” através da aplicação de entrevistas em profundidade, feitas com membros receptivos. Os dados obtidos foram estudados através da técnica de análise de conteúdo e os resultados evidenciaram o reflexo da influência das opiniões emitidas nos blogs nas decisões de consumo e no grau de confiabilidade que é conferido às “blogueiras”, ou seja, escritoras do blog.
Abstract The freedom afforded by the breadth of information makes the Web an open and critical to promoting a brand, product or service. The growing market for cosmetics is due in part to a large number of blogs that are for the subject, and the power of organized information on the network becomes then a variable of great relevance for companies who seek to use the social media as tools of communication and customer prospecting. The communication by word of mouth online (WOM) is an important channel for dissemination of information among members of social aggregations such as web logs. Thus, this research analyzes how communication by word of mouth influences readers non-participatory in the spread of information and consumer decision. The survey was conducted in two blogs, the "Menina It" and "Vende na Farmácia?" By applying in-depth interviews with members made receptive. The data were studied using the technique of content analysis and results show the reflection of the influence of the views expressed in blogs in consumer decisions and the degree of reliability that is given to "bloggers", or blog writers.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/26705
Arquivos Descrição Formato
000752258.pdf (2.101Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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