Repositório Digital

A- A A+

Gestão de resíduos sólidos : um modelo integrado que gera benefícios econômicos, sociais e ambientais

.

Gestão de resíduos sólidos : um modelo integrado que gera benefícios econômicos, sociais e ambientais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão de resíduos sólidos : um modelo integrado que gera benefícios econômicos, sociais e ambientais
Autor Stephanou, João Jorge
Orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Econegócios e Gestão Socioambiental.
Assunto Gestão socioambiental
Resumo Um dos temas mais destacado na agenda de discussões sobre a preservação do meio ambiente refere-se aos resíduos sólidos. Várias publicações científicas têm tratado de fenômenos relacionados à geração, coleta, disposição e reciclagem de resíduos sólidos, verificando uma crescente preocupação com o assunto. Este trabalho pretende apresentar uma metodologia de gerenciamento deste aspecto ambiental realizado por uma atividade econômica, de um setor industrial que produz bens de consumo não-duráveis e que pode potencialmente gerar grandes quantidades de resíduos. Por se tratar de uma empresa que possui diversas unidades de negócio no país, o sistema apresentado foi padronizado para execução em toda empresa e os dados utilizados neste trabalho referem-se à filial na qual o autor exerce suas atividades profissionais. Serão descritos os principais elementos que compõem este sistema de gestão, suas aplicações e benefícios gerados, sejam eles econômicos, ambientais ou sociais. Também são apresentadas e discutidas as oportunidades e os desafios que se apresentam à continuidade do sistema existente e os pontos onde deve haver uma nova orientação deste processo. Foram utilizados para elaboração deste trabalho, além dos documentos constantes do sistema de gestão ambiental da empresa, informações técnicas disponíveis em artigos, definições e conceitos presente na literatura e material didático estudado durante a realização deste curso. As conclusões do trabalho indicam que ainda existem lacunas que podem ser exploradas para buscar uma maior valorização dos materiais gerados e que igualmente existe um longo caminho a ser seguido até alcançar os patamares de redução possíveis na geração destes resíduos sólidos pela atividade.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/26749
Arquivos Descrição Formato
000747162.pdf (280.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.