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dc.contributor.advisorLeite, Carlos Augusto Bonifáciopt_BR
dc.contributor.authorBorges, Matheus Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T05:02:40Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271653pt_BR
dc.description.abstractNo romance Frankito em chamas, um roteirista de cinema viaja a um pequeno balneário do litoral uruguaio para acompanhar a produção de um longa-metragem que escreveu. Sentindo que tudo pode dar errado a qualquer momento, ele se deixa envolver pelas intrigas do set, estabelecendo contato com seus colegas e absorvendo histórias e experiências alheias. A história transcorre ao longo de uma semana, no inverno de 2019, e é narrada em primeira pessoa por Felipe, a personagem central. A partir do conjunto estabelecido entre o ponto de vista de Felipe, suas experiências e as histórias que ouve, elabora-se uma investigação desse processo na criação de Frankito em chamas e, de modo mais abrangente, no ato de se narrar e ouvir histórias. De modo mais específico, parte-se do romance pronto para observar, em retrospecto, sua própria criação, tendo como norte as escolhas, tanto referentes a linguagem quanto de ordem narrativa, presentes no texto final. O que interessa a esse estudo não é a história como unidade fechada em que se acompanha uma perspectiva fixa, mas um processo acima de tudo dinâmico, em que interage um conjunto de entidades literárias inerentes ao texto – autor, narrador e personagem.pt_BR
dc.description.abstractIn the novel Frankito em chamas, a screenwriter travels to a small beach town in the Uruguayan coast where a film he wrote is being shot. Feeling that everything could go wrong at any moment, he gets caught up in workplace intrigues, establishing contact with his colleagues and absorbing other people's stories and experiences. The story takes place over the course of a week, in the winter of 2019, and is narrated in first person by Felipe, the central character. From the set established between Felipe's point of view, his experiences and the stories he listens to, we formulate an investigation of this process in the context of creating Frankito em chamas and, more broadly, in the act of narrating and listening to stories. More specifically, we start from the finished novel to observe, in retrospect, its own creation, having as our guide the choices, both regarding language and narrative, present in the final text. What interests this study is not the story as a closed unit in which we follow a stationary perspective, but an overall dynamic process, in which occurs an interaction between a number of literary entities – author, narrator and character.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCreative writingen
dc.subjectEscrita criativapt_BR
dc.subjectFictionen
dc.subjectFicçãopt_BR
dc.subjectRomance contemporaneopt_BR
dc.subjectContemporary novelen
dc.subjectNarratoren
dc.subjectFictional characteren
dc.titleFrankito em chamaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194801pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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