Eva Maria Siqueira Alves : reelaboração curricular como dinâmica de produção de novos saberes para o ensino e formação de professores
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
Eva Maria Siqueira Alves : curricular reelaboration as a dynamics for the production of new knowledge for teaching and teacher education
Assunto
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é analisar o papel da professora Eva Maria Siqueira Alves na elaboração da Proposta Curricular de Matemática de Sergipe, do ano de 1995, uma reelaboração da proposta de 1973. Pretende-se também identificar os movimentos presentes no processo de produção da nova proposta e reconhecer os saberes matemáticos então produzidos. Mobiliza-se os conceitos de expert e expertise, a partir do referencial tomado pelo grupo GHEMAT (Valente & Morais, 2021). A partir da aná ...
O objetivo principal deste trabalho é analisar o papel da professora Eva Maria Siqueira Alves na elaboração da Proposta Curricular de Matemática de Sergipe, do ano de 1995, uma reelaboração da proposta de 1973. Pretende-se também identificar os movimentos presentes no processo de produção da nova proposta e reconhecer os saberes matemáticos então produzidos. Mobiliza-se os conceitos de expert e expertise, a partir do referencial tomado pelo grupo GHEMAT (Valente & Morais, 2021). A partir da análise do texto da Proposta, reconheceu-se a expertise da professora Eva e foi apontada uma possível produção de novos saberes para ensinar matemática no 1º Grau de Ensino, no estado de Sergipe. ...
Abstract
The main objective of this work is to analyze the role of teacher Eva Maria Siqueira Alves in the elaboration of de Mathematics Curriculum Proposal, 1995, Sergipe, Brazil, a re-elaboration of the 1973 proposal. It is also intended to identify the movementspresent in the production process of the new proposal and to recognize the mathematical knowledge then produced. The concepts of expert and expertise are mobilized, based on the framework taken by the GHEMAT group (Valente & Morais, 2021). Fro ...
The main objective of this work is to analyze the role of teacher Eva Maria Siqueira Alves in the elaboration of de Mathematics Curriculum Proposal, 1995, Sergipe, Brazil, a re-elaboration of the 1973 proposal. It is also intended to identify the movementspresent in the production process of the new proposal and to recognize the mathematical knowledge then produced. The concepts of expert and expertise are mobilized, based on the framework taken by the GHEMAT group (Valente & Morais, 2021). From de the analysis of the proposal, the Eva’s expertise was recognized and a possibleproduction of new knowleged to teach mathematics in de 1stGrade, in the state of Sergipe, Brazil, was pointed out. ...
Contido em
Caminhos da Educação Matemática em Revista. Aracaju, SE. Vol. 13, n. 3 (2023), p. 65-75
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39124)Ciências Exatas e da Terra (5955)
Este item está licenciado na Creative Commons License