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dc.contributor.advisorRaimundini, Simone Letíciapt_BR
dc.contributor.authorTaiarol, Silvane Mariapt_BR
dc.date.accessioned2010-12-30T04:20:44Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27212pt_BR
dc.description.abstractInformações sobre a responsabilidade social corporativa têm aumentado substancialmente nas últimas décadas. Essas informações geralmente são divulgadas no Balanço Social e complementadas com a Demonstração do Valor Adicionado, que apresenta a riqueza criada e distribuída pela organização. Esses relatórios estão relacionados por meio dos Indicadores Sociais Internos e o valor adicionado distribuído aos diversos beneficiários. O objetivo desse artigo é analisar e comparar a evolução dos investimentos sociais internos bem como verificar a correlação e a regressão existente entre esses investimentos com a receita e o valor adicionado das organizações bancárias brasileiras, no período de 2000 a 2009. Os dados foram coletados em painel e analisados qualitativamente (análise horizontal e de valores relativos) e quantitativamente (correlação e regressão). Os resultados apontam alta correlação e regressão dos gastos sociais interno com a geração e a distribuição de riqueza, bem como, de receita. Esse resultado corrobora a análise qualitativa realizada neste estudo. A principal conclusão é que os gastos com pessoal é um dos elementos para aumentar as receitas e gerar riqueza para as organizações bancárias.pt_BR
dc.description.abstractInformation on corporate social responsibility has increased substantially in recent decades. Such information are generally disclosed in the balance sheet Social and supplemented with the demonstration of the value added, which presents the wealth created and distributed by the organization. These reports are related by means of Internal Social Indicators and the value added distributed to the various beneficiaries. The objective of this Article is to analyze and compare the evolution of investments internal social as well to verify the correlation and regression between these investments with the revenue and the value added of Brazilian banking organizations, in the period 2000 to 2009. Data were collected in panel and analyzed qualitatively (horizontal analysis and relative values) and quantitatively (correlation and regression). The results indicate high correlation and regression of internal social spending with generation and distribution of wealth, as well as, of revenue. This result corroborates the qualitative analysis carried out in this study. The main conclusion is that the spending on personnel is one of the elements to increase revenues and generate wealth for the banking organizations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial reporten
dc.subjectIndicadores sociaispt_BR
dc.subjectAdded value statement (AVS)en
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectBalanço socialpt_BR
dc.subjectInternal social investmenten
dc.subjectAdded valueen
dc.subjectDemonstração financeirapt_BR
dc.subjectBancospt_BR
dc.subjectOperating income and neten
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleIndicadores sociais internos e a geração de valor adicionado : uma análise da relação do balanço social e da demonstração do valor adicionado em bancos brasileirospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000763393pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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