A sobrevivência requer perfeição : Aloy e a representação feminina na franquia de jogos Horizon
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Historicamente, a representação feminina em jogos eletrônicos é, na maioria dos casos, objeto de caracterizações idealizadas e inadequadas, nas quais os corpos das personagens estão sujeitos a sexualização e objetificação desnecessárias e irreais, enquanto acompanhadas de narrativas rasas e incompletas. Sendo assim, o presente trabalho busca explicar e analisar comentários feitos por uma parcela insatisfeita do público gamer na Internet, especialmente nas plataformas Twitter e 4chan, no que diz ...
Historicamente, a representação feminina em jogos eletrônicos é, na maioria dos casos, objeto de caracterizações idealizadas e inadequadas, nas quais os corpos das personagens estão sujeitos a sexualização e objetificação desnecessárias e irreais, enquanto acompanhadas de narrativas rasas e incompletas. Sendo assim, o presente trabalho busca explicar e analisar comentários feitos por uma parcela insatisfeita do público gamer na Internet, especialmente nas plataformas Twitter e 4chan, no que diz respeito ao visual de Aloy, personagem protagonista da franquia de jogos Horizon, e sua relação com a objetificação de corpos femininos e predominância masculina nos jogos. O trabalho apresenta uma exposição histórica dos jogos eletrônicos, passando por questões tecnológicas, sociais e de representação do gênero feminino. Para auxiliar na compreensão do tema, apresentamos ainda uma breve contextualização da franquia Horizon e seus principais elementos narrativos e visuais. Além disso, exploramos os comentários mais relevantes publicados na Internet, buscando compreender como contribuem para o debate em questão. Por fim, comparamos os comentários e avaliações feitos a respeito dos jogos com dados relevantes para a indústria de games, como quantidades de venda e de mulheres jogadoras, a fim de obter uma perspectiva mais ampla sobre a questão. ...
Abstract
As observed throughout history, female representation in electronic games is often subjected to idealised, inadequate characterisations, in which characters' bodies are susceptible to unnecessary, unrealistic sexualisation and objectification, followed by shallow, incomplete narratives. Therefore, the present work aims to analyse the perceptions of a specific, disgruntled segment of the online gamer demographic, especially on platforms such as Twitter and 4chan, pertaining to Aloy's visuals, as ...
As observed throughout history, female representation in electronic games is often subjected to idealised, inadequate characterisations, in which characters' bodies are susceptible to unnecessary, unrealistic sexualisation and objectification, followed by shallow, incomplete narratives. Therefore, the present work aims to analyse the perceptions of a specific, disgruntled segment of the online gamer demographic, especially on platforms such as Twitter and 4chan, pertaining to Aloy's visuals, as the main character of the gaming franchise Horizon, and how it relates to both the objectification of female bodies and the male predominance on such platforms. This work lays out a historical timeline of electronic games, addressing technological, social, and gender representation issues. It also presents a brief overview of the Horizon franchise and its core elements to aid in the overall comprehension of the subject. Furthermore, we explore the most relevant online, public comments on the issue, seeking to understand how they contribute to the ongoing discussion. Finally, we compared both comments made about the Horizon games and its online reviews to relevant data about the game industry, such as sales numbers and the numbers about women in gaming (both as hobbyists and industry workers), in order to obtain a broader perspective about this situation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1828)
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