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Estratégias de operações em empresas prestadoras de serviços de engenharia elétrica na região metropolitana de Curitiba

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Estratégias de operações em empresas prestadoras de serviços de engenharia elétrica na região metropolitana de Curitiba

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Título Estratégias de operações em empresas prestadoras de serviços de engenharia elétrica na região metropolitana de Curitiba
Autor Vieira, Sandro Nelson
Orientador Padula, Antonio Domingos
Data 2001
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Curitiba, Região Metropolitana de (PR)
Energia elétrica : Empresa : Competitividade
Engenharia elétrica
Estrategia empresarial
Estratégia operacional
Inovação
Qualidade
Resumo A forte pressão do mercado pela contratação de melhores serviços faz com que as empresas busquem tornar-se cada vez mais competitivas; portanto, em uma doutrina voltada à competitividade, as empresas obrigam-se a tratar as questões relacionadas às estratégias de Produção e Operações como fator prioritário para competir. Esta pesquisa propôs-se a estudar o mercado de construção de obras de rede de distribuição de energia elétrica. Inicialmente foram identificados os graus de importância para o cliente, com relação a determinados critérios competitivos. Logo após, foram identificados o desempenho das empresas para os mesmos critérios. Finalmente, por meio da Matriz Importância x Desempenho, avaliou-se a adequação entre o grau de importância para o cliente e o desempenho das empresas fornecedoras. As empresas selecionadas para esta pesquisa exploratória são: 1) cliente: Companhia Paranaense de Energia – COPEL, e 2) fornecedoras: empresas da região metropolitana de Curitiba/PR, com cadastro tipo “A” na COPEL. O resultado demonstrou haver, por parte do cliente, um equilíbrio com relação ao grau de importância nas dimensões competitivas qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade, custo e inovação. Com relação às empresas fornecedoras foi possível verificar que a grande maioria dos critérios competitivos se situou na “zona de melhoramento” da Matriz Importância x Desempenho.
Abstract There is a big pressior in the market to hire better services, this makes the companies more competitive. Therefore, in a doctrine turned to competitivety, these companies are obliged to deal with questions related to production and operation strategies as a priorety factor to compete. This research affers a market study about the construction of the eletric energy destribution net. First of all it was identified the degrees of importance for the client, related to a certain competitive criteria. After that it was identified the companies performance to the same criteria, and finaly, a valuation was made between the degree of importance for the client and the supply companies performance; using the Importance x Performance Source. The selected companies for this research are: 1) Client: Paranaense Energy Company - COPEL, and 2) Supplier: Companies from the metropolitan region of Curitiba/PR., register as Type "A" in COPEL. The result showed, by the clients side, a balance related to the level of importance in a competitive dimensions, quality, speed, reliabilaty, flexability, cost and inovation. It was possible to verify, related to the supply companies, that the majority of the competitive criteria was locaded in the "improvment zone" of the Importance x Performance Source.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/2737
Arquivos Descrição Formato
000325591.pdf (198.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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