![]() |
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/27395
Título | Reflexões das professoras em seu estágio final de formação sobre o cuidar e o educar na educação infantil |
Autor |
Pontes, Maria de Fátima Garske
|
Orientador |
Corso, Luciana Vellinho
|
Data | 2009 |
Nível | Graduação |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura. |
Assunto |
Educação infantil
Formação Professor |
Resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema o cuidar e o educar na Educação Infantil objetivando pensar de que forma a professora em fase final de curso, a partir de sua prática, pensa esse processo. O interesse pelo assunto se deu a partir da minha trajetória como aluna da Graduação de Pedagogia da UFRGS1, durante a qual observei nas instituições onde realizei as mini-práticas e o próprio estágio na Educação Infantil que o cuidar era a prática considerada mais importante. A metodologia utilizada foi de entrevistas semi-estruturadas, com alunas da Graduação em Pedagogia da UFRGS, que já realizaram o estágio na Educação Infantil. A partir da pesquisa e da análise dos dados buscou-se conhecer como foi a relação das alunas com o processo cuidar-educar, de que forma o curso de graduação forneceu subsídios à prática durante o estágio e como as instituições, onde foram realizados os estágios, pensam esse processo. O referencial teórico utilizado foi composto de alguns autores que tratam da questão do cuidar e do educar na Educação Infantil, tais como:Kramer; Bujes; Craidy; quanto à prática pedagógica trago os autores: Barbosa, Craidy e Kaercher e os autores relacionados à formação docente destaco: Nóvoa, Bujes.Os achados apontam para a preocupação com a formação dos professores no que diz respeito à necessidade da prática indissociável do cuidar e do educar na Educação Infantil. |
Tipo | Trabalho de conclusão de graduação |
URI | http://hdl.handle.net/10183/27395 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
---|---|---|---|
000764721.pdf (218.8Kb) | Texto completo | Adobe PDF | Visualizar/abrir |
Este item está licenciado na Creative Commons License