Repositório Digital

A- A A+

Pesquisa-ação em uma turma de segundo ano

.

Pesquisa-ação em uma turma de segundo ano

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Pesquisa-ação em uma turma de segundo ano
Autor Stocco, Liziane da Silva
Orientador Rangel, Annamaria Píffero
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Alfabetização
Cooperação
Ensino fundamental
Resumo Este estudo apresenta uma análise teórico-reflexiva sobre alfabetização, proporcionada por uma pesquisa-ação realizada com uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivos acompanhar e propiciar práticas que auxiliem e facilitem o processo de aquisição da leitura e escrita. Autores como Piaget, Ferreiro, Rangel e Fijalkow contribuíram para este estudo. Durante três meses, acompanhei ativamente a rotina de 22 alunos que não frequentaram pré-escola. Duas testagens foram realizadas durante esse processo para conhecer as hipóteses dos alunos e orientar na escolha das atividades propostas para atender as necessidades específicas de cada aluno. A partir de observações realizadas na turma, notei que a agressividade nas relações e a falta de limites estavam atrapalhando as aprendizagens. A partir dessas dificuldades montamos uma rotina que valoriza o trabalho em grupo, regras, jogos cooperativos, leitura e escrita. O último teste aplicado na turma mostrou que 12 crianças avançaram do nível silábico e silábico alfabético para o alfabético, duas mantiveram-se na hipótese pré-silábica e 4 não compareceram no dia do teste. Essa evolução me leva a concluir que para que a alfabetização aconteça devemos investir em planejamentos que contemplem a socialização e as diversas áreas de conhecimentos, estimulando a troca de saberes entre os sujeitos do processo.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27413
Arquivos Descrição Formato
000764712.pdf (379.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.