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dc.contributor.advisorGomes, Herbert Martinspt_BR
dc.contributor.authorSeifert, Kevin Cecconpt_BR
dc.date.accessioned2024-03-26T05:50:25Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274134pt_BR
dc.description.abstractA exposição de um motorista à vibração do veículo, quando por longos períodos, pode ocasionar o surgimento de diversos problemas de saúde. Tendo isso em vista, a atenuação das vi brações causadas pelo perfil das estradas se torna algo basilar para se garantir a boa saúde de motoristas de caminhões, taxis e ônibus; visto que estes estão expostos por várias horas ao dia. Para se atenuar as vibrações pode-se utilizar uma suspensão ativa, semiativa ou passiva, sendo aplicado um método de controle para as duas primeiras formas. Este trabalho visa analisar e comparar o desempenho dos controles PID (proporcional, integrativo e derivativo) e VFC (controlador de feed back variacional) quando aplicados a um sistema de suspensão semiativa. Para isso, serão realiza das simulações através do ambiente Simulink do software Matlab com diferentes perfis de estrada.pt_BR
dc.description.abstractThe exposure of a driver to vehicle vibration, especially over extended periods, can lead to the development of a variety of health issues. Bearing this in mind, mitigating said vibrations becomes fundamental to ensuring a good health of workers such as truck, bus and taxi drivers, as they are exposed for several hours daily. To attenuate the vibrations, active, semi-active or passive suspension systems can be employed, with a control method being applied to the first two cases. This study aims to analyze and compare the performance of different control methods applied to a semi active suspension system. The methods studied are the PID e VFC controls; for each one, simulations of different road profiles will be run through Simulink, a platform of the Matlab software, and the acceleration data will be collected, as it will be the main information to be used for the performance comparison.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSemiactive vibration controlen
dc.subjectVibração : Controlept_BR
dc.subjectVFCen
dc.subjectSuspensão mecânicapt_BR
dc.subjectVehicle dynamicsen
dc.subjectPIDen
dc.titleAnálise comparativa de métodos de controle aplicados a suspensão veicular semiativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCasas, Walter Jesus Paucarpt_BR
dc.identifier.nrb001197563pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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