Análise comparativa de métodos de controle aplicados a suspensão veicular semiativa
dc.contributor.advisor | Gomes, Herbert Martins | pt_BR |
dc.contributor.author | Seifert, Kevin Ceccon | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-26T05:50:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/274134 | pt_BR |
dc.description.abstract | A exposição de um motorista à vibração do veículo, quando por longos períodos, pode ocasionar o surgimento de diversos problemas de saúde. Tendo isso em vista, a atenuação das vi brações causadas pelo perfil das estradas se torna algo basilar para se garantir a boa saúde de motoristas de caminhões, taxis e ônibus; visto que estes estão expostos por várias horas ao dia. Para se atenuar as vibrações pode-se utilizar uma suspensão ativa, semiativa ou passiva, sendo aplicado um método de controle para as duas primeiras formas. Este trabalho visa analisar e comparar o desempenho dos controles PID (proporcional, integrativo e derivativo) e VFC (controlador de feed back variacional) quando aplicados a um sistema de suspensão semiativa. Para isso, serão realiza das simulações através do ambiente Simulink do software Matlab com diferentes perfis de estrada. | pt_BR |
dc.description.abstract | The exposure of a driver to vehicle vibration, especially over extended periods, can lead to the development of a variety of health issues. Bearing this in mind, mitigating said vibrations becomes fundamental to ensuring a good health of workers such as truck, bus and taxi drivers, as they are exposed for several hours daily. To attenuate the vibrations, active, semi-active or passive suspension systems can be employed, with a control method being applied to the first two cases. This study aims to analyze and compare the performance of different control methods applied to a semi active suspension system. The methods studied are the PID e VFC controls; for each one, simulations of different road profiles will be run through Simulink, a platform of the Matlab software, and the acceleration data will be collected, as it will be the main information to be used for the performance comparison. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Semiactive vibration control | en |
dc.subject | Vibração : Controle | pt_BR |
dc.subject | VFC | en |
dc.subject | Suspensão mecânica | pt_BR |
dc.subject | Vehicle dynamics | en |
dc.subject | PID | en |
dc.title | Análise comparativa de métodos de controle aplicados a suspensão veicular semiativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Casas, Walter Jesus Paucar | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001197563 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5680)