Análise comparativa de métodos de controle aplicados a suspensão veicular semiativa
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A exposição de um motorista à vibração do veículo, quando por longos períodos, pode ocasionar o surgimento de diversos problemas de saúde. Tendo isso em vista, a atenuação das vi brações causadas pelo perfil das estradas se torna algo basilar para se garantir a boa saúde de motoristas de caminhões, taxis e ônibus; visto que estes estão expostos por várias horas ao dia. Para se atenuar as vibrações pode-se utilizar uma suspensão ativa, semiativa ou passiva, sendo aplicado um método de controle p ...
A exposição de um motorista à vibração do veículo, quando por longos períodos, pode ocasionar o surgimento de diversos problemas de saúde. Tendo isso em vista, a atenuação das vi brações causadas pelo perfil das estradas se torna algo basilar para se garantir a boa saúde de motoristas de caminhões, taxis e ônibus; visto que estes estão expostos por várias horas ao dia. Para se atenuar as vibrações pode-se utilizar uma suspensão ativa, semiativa ou passiva, sendo aplicado um método de controle para as duas primeiras formas. Este trabalho visa analisar e comparar o desempenho dos controles PID (proporcional, integrativo e derivativo) e VFC (controlador de feed back variacional) quando aplicados a um sistema de suspensão semiativa. Para isso, serão realiza das simulações através do ambiente Simulink do software Matlab com diferentes perfis de estrada. ...
Abstract
The exposure of a driver to vehicle vibration, especially over extended periods, can lead to the development of a variety of health issues. Bearing this in mind, mitigating said vibrations becomes fundamental to ensuring a good health of workers such as truck, bus and taxi drivers, as they are exposed for several hours daily. To attenuate the vibrations, active, semi-active or passive suspension systems can be employed, with a control method being applied to the first two cases. This study aims ...
The exposure of a driver to vehicle vibration, especially over extended periods, can lead to the development of a variety of health issues. Bearing this in mind, mitigating said vibrations becomes fundamental to ensuring a good health of workers such as truck, bus and taxi drivers, as they are exposed for several hours daily. To attenuate the vibrations, active, semi-active or passive suspension systems can be employed, with a control method being applied to the first two cases. This study aims to analyze and compare the performance of different control methods applied to a semi active suspension system. The methods studied are the PID e VFC controls; for each one, simulations of different road profiles will be run through Simulink, a platform of the Matlab software, and the acceleration data will be collected, as it will be the main information to be used for the performance comparison. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
-
TCC Engenharias (5679)
Este item está licenciado na Creative Commons License