Repositório Digital

A- A A+

Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer

.

Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os motivos à prática regular do treinamento personalizado : um estudo com alunos de personal trainer
Autor Salcedo, Jonatas Furtado
Orientador Balbinotti, Carlos Adelar Abaide
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Educacao fisica : Treinadores
Educacao fisica : Treinamento personalizado
Resumo O estudo acerca da motivação vem sendo desempenhado nas diversas áreas que abrangem a Educação Física. Visto que capacita professores e treinadores a terem um conhecimento sobre os motivos que levam seus alunos a praticarem determinada atividade física regular. O treinamento personalizado, por sua vez, vem crescendo muito nos últimos anos. Diversas pessoas estão procurando essa forma de treinamento para atingirem os seus objetivos relacionados ao corpo. O Personal trainer é um profissional que acompanha e interfere no dinâmico funcionamento do corpo e da mente humana através de planejamento e controle de treino, com o objetivo de conseguir mudanças relacionadas à qualidade de vida de seus alunos. Portanto, o objetivo central desse trabalho foi verificar quais são as dimensões motivacionais que mais levam uma pessoa à prática regular do treinamento personalizado. Com esse objetivo, foi aplicado o Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividades Físicas e/ou Esportivas – IMPRAFE-132 – de Balbinotti e Barbosa (2009). A amostra foi composta por 30 indivíduos, de ambos os sexos, na faixa-etária de 23 a 60 anos, praticantes do treinamento personalizado de diversas academias de Porto Alegre. Das seis dimensões analisadas, a dimensão Saúde é a que mais leva o aluno à prática regular do treinamento personalizado. Em seguida, as dimensões que mais motivam os alunos são: Saúde; Prazer; Estética e Controle de Estresse; Sociabilidade e Competitividade. Portanto, no presente estudo, Saúde foi a dimensão que mais motiva os alunos a praticarem o treinamento personalizado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/27743
Arquivos Descrição Formato
000766493.pdf (381.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.