Repositório Digital

A- A A+

Auto-eficácia e personalidade no planejamento de carreira de universitários

.

Auto-eficácia e personalidade no planejamento de carreira de universitários

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Auto-eficácia e personalidade no planejamento de carreira de universitários
Outro título Self-efficacy and personality on university student’s career planning
Autor Ourique, Luciana Rubensan
Orientador Teixeira, Marco Antonio Pereira
Data 2010
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia.
Assunto Auto-eficácia
Desenvolvimento profissional
Estudantes universitarios
Personalidade
[en] Career planning
[en] Personality
[en] Self-efficacy
[en] University students
Resumo O presente estudo teve como objetivo principal avaliar as relações da personalidade e da Auto-eficácia Profissional com o comportamento de planejamento de carreira de universitários. Participaram do estudo 213 alunos de graduação, de ambos os sexos, com idade média de 24,8 anos (dp=4,14). Os instrumentos utilizados foram um Questionário Sociodemográfico, as Escalas de Desenvolvimento de Carreira de Universitários e a Bateria Fatorial de Personalidade. Para a análise dos dados, foram realizadas correlações de Pearson, testes t e análises de regressão. Os resultados indicaram que a Auto-eficácia e a personalidade atuaram como preditores do Planejamento de Carreira. A Auto-eficácia Profissional esteve positivamente correlacionada com o Planejamento de Carreira. Ainda, o Neuroticismo (correlação negativa), a Extroversão e a Realização mostraram-se positivamente correlacionados com esta variável. Discute-se sobre a importância de se considerar as diferenças individuais e de se promover a auto-eficácia no contexto de aconselhamento de carreira.
Abstract This study examined the role of personality and Professional Self-efficacy on university student’s career planning behavior. The sample was composed of 213 participants, male and female, with mean age of 24,8 years (sd=4,14). Three instruments were used: Factorial Battery of Personality, University Students Career Development Scales and Social Demographic Questionnaire. Data was submitted to Pearson correlation analysis, t-tests and regression analysis. Professional Self-efficacy and personality were found to have unique contributions on prediction of Career Planning. Moreover, Professional Self-efficacy was positively associated with Career Planning. Conscientiousness, low Neuroticism and Extraversion were positively associated with Career Planning. Results are discussed relatively to the importance of individual differences for self-efficacy promotion and consideration in career counseling context.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/27840
Arquivos Descrição Formato
000766543.pdf (551.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.